Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12575
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dc.contributor.advisorSilva, José Cláudio Sooma-
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Rosimeyre Barreto de-
dc.date.accessioned2020-06-19T20:56:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:16Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria Rosimeyre Barreto de. O MAR, a cidade e as histórias: sobre algumas das invenções do setor educativo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12575-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAções educativaspt_BR
dc.titleO MAR, a cidade e as histórias: sobre algumas das invenções do setor educativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bocchetti, André-
dc.contributor.referee2Lima, Fábio Souza-
dc.description.resumoO presente estudo investiga a emergência de um diferente equipamento cultural na cidade do Rio de Janeiro, o Museu de Arte do Rio (MAR). Inaugurado em março de 2013, esta instituição integra um projeto mais amplo de revitalização: o Porto Maravilha. Com um recorte investigativo voltado para a problematização das ações educativas desenvolvidas nesse equipamento cultural, procuro indiciar como estas experiências formativas se esforçam para construir interpretações e leituras acerca daquilo que se encontra organizado e disponibilizado para o público. Contudo, em se tratando de um museu municipal sob a gerência de uma organização social (OS Instituto Odeon), a intenção foi perceber a oferta de investimentos para o corpo discente das escolas cariocas. Nesse sentido, as atenções foram direcionadas, também, para os circuitos de visitação, os realces e os silenciamentos que foram construídos a partir daquilo que se encontra exposto. Algo, portanto, que diz respeito àquilo que, sob a lógica do setor educativo do MAR, deveria ser ensinado aos/às alunos/as das escolas públicas, em termos da história desta cidade e sua gente. Neste empreendimento, procuro sensibilizar o olhar para perceber o MAR como lugar de memória, um espaço que busca construir entrelaçamentos entre o presente e o passado: ressignificando, por meio de suas ações educativas, aquilo que deve ser divulgado, fazendo novos recortes, concretizando outras ênfases acerca do que deve (ou não) ser alcançado pelos visitantes. Para tanto, selecionei a exposição de média duração do museu, que tem como temática fixa a cidade do Rio de Janeiro, e se propõe a discutir a cidade como experiência singular, enfatizando sua complexidade cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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