Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12575
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, José Cláudio Sooma | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria Rosimeyre Barreto de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T20:56:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-11 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Maria Rosimeyre Barreto de. O MAR, a cidade e as histórias: sobre algumas das invenções do setor educativo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12575 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Museus | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject | História local | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Ações educativas | pt_BR |
dc.title | O MAR, a cidade e as histórias: sobre algumas das invenções do setor educativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bocchetti, André | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Fábio Souza | - |
dc.description.resumo | O presente estudo investiga a emergência de um diferente equipamento cultural na cidade do Rio de Janeiro, o Museu de Arte do Rio (MAR). Inaugurado em março de 2013, esta instituição integra um projeto mais amplo de revitalização: o Porto Maravilha. Com um recorte investigativo voltado para a problematização das ações educativas desenvolvidas nesse equipamento cultural, procuro indiciar como estas experiências formativas se esforçam para construir interpretações e leituras acerca daquilo que se encontra organizado e disponibilizado para o público. Contudo, em se tratando de um museu municipal sob a gerência de uma organização social (OS Instituto Odeon), a intenção foi perceber a oferta de investimentos para o corpo discente das escolas cariocas. Nesse sentido, as atenções foram direcionadas, também, para os circuitos de visitação, os realces e os silenciamentos que foram construídos a partir daquilo que se encontra exposto. Algo, portanto, que diz respeito àquilo que, sob a lógica do setor educativo do MAR, deveria ser ensinado aos/às alunos/as das escolas públicas, em termos da história desta cidade e sua gente. Neste empreendimento, procuro sensibilizar o olhar para perceber o MAR como lugar de memória, um espaço que busca construir entrelaçamentos entre o presente e o passado: ressignificando, por meio de suas ações educativas, aquilo que deve ser divulgado, fazendo novos recortes, concretizando outras ênfases acerca do que deve (ou não) ser alcançado pelos visitantes. Para tanto, selecionei a exposição de média duração do museu, que tem como temática fixa a cidade do Rio de Janeiro, e se propõe a discutir a cidade como experiência singular, enfatizando sua complexidade cultural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MCarvalho.pdf | 437.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.