Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12578
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.author | Moraes, Monaliza Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T21:43:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Monaliza Barbosa. Cadernos de alunas da educação de jovens e adultos - EJA: o que dizem sobre a aprendizagem da escrita? 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12578 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Cadernos de alunas da educação de jovens e adultos - EJA: o que dizem sobre a aprendizagem da escrita? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreno, Rosangela Carrilo | - |
dc.contributor.referee2 | Lemos, Amanda Guerra | - |
dc.description.resumo | O objetivo do estudo foi investigar aspectos da aprendizagem da escrita por meio da análise de dois cadernos de alunas da EJA e provenientes de duas escolas do estado do Rio de Janeiro. Para alcançar o objetivo, levantamos questões que nos orientaram: qual a concepção de escrita que aparece nos cadernos analisados? O que contou como escrita a partir da análise dos dois cadernos das adultas trabalhadoras? Que oportunidades de aprendizagem da escrita foram construídas? Quais foram os usos e as funções da aprendizagem da escrita para a EJA? O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Freire (1967), Ferreiro (2011), Gomes et al (2017), Vóvio e Corti (2007), Mignot et al (2008), entre outros. A pesquisa foi qualitativa (MOREIRA & CALEFFE, 2008) e o procedimento metodológico utilizado consistiu de uma análise comparativa dos dois cadernos, buscando tornar visíveis semelhanças e diferenças entre os processos de aprendizagem da escrita, bem como princípios das práticas pedagógicas que guiaram as ações na produção e na construção de atividades do dia a dia das salas de aula da EJA. Os resultados apontaram uma infantilização dos jovens e adultos que têm suas trajetórias de vida e saberes ignorados no processo de aprendizagem da escrita. Em relação às questões, vimos que a concepção de escrita pautava-se em um trabalho ortográfico, sem relação com as experiências vividas pelas alunas e desconsiderando o fato de não estarem plenamente alfabetizadas. O que contou como escrita nos dois cadernos refere-se a uma presença intensa de cópias mecânicas e sem sentidos aliadas a uma perspectiva ortográfica da língua escrita. Dessa forma, compreendemos que os usos e as funções da escrita remetiam a uma aprendizagem mecânica, repetitiva e sem relação com o contexto social e cultural das alunas, o que poderia contribuir para um novo processo de exclusão escolar das mesmas. Os resultados indicam a importância de uma aprendizagem da escrita com menos cópias e mais exploração dos gêneros textuais, de modo que contribua para a construção de oportunidades de escrita relacionadas aos usos e às funções sociais, visando à formação de sujeitos autônomos e emancipados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MMoraes.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.