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dc.contributor.advisorFrant, Janete Bolite-
dc.contributor.authorMiceli, Luana Vieira de Almeida Silva-
dc.date.accessioned2020-06-22T16:28:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:10Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationMICELI, Luana Vieira de Almeida Silva. A formação em matemática para pedagogos: um diálogo entre universidade e escola. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12592-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleA formação em matemática para pedagogos: um diálogo entre universidade e escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de-
dc.contributor.referee2Cerdas, Luciene-
dc.description.resumoFormação de professores é o tema desta pesquisa, em especial a formação de professores que atuam no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica. O objetivo geral é investigar e analisar as ações desenvolvidas na formação inicial do pedagogo nas disciplinas de didática da matemática para os anos Iniciais do ensino fundamental da educação básica nas instituições pesquisadas. A pesquisa é de cunho qualitativo possui paradigma constituído através do construtivismo social em diálogo com o multiculturalismo pós-moderno. A coleta de dados foi realizada da seguinte forma: (i) Questionário online com dez pedagogos que estão em sala de aula ensinando matemática nos anos iniciais; (ii) Entrevistas com quatro professores de disciplinas de didática da matemática no curso de pedagogia em cinco das instituições públicas de ensino superior no estado do Rio de Janeiro; (iii) Levantamento documental das ementas das disciplinas de didática da matemática no curso de pedagogia das cinco instituições públicas de ensino superior envolvidas na pesquisa. Como resultado, apresenta de modo sintético que os professores do ensino superior apontam os desafios na organização dos conteúdos das disciplinas para compor um semestre de aula, bem como suas escolhas de estratégias e de metodologias para lidar com as especificidades destas disciplinas em relação ao aprendizado dos estudantes de pedagogia e suas necessidades. As instituições de ensino superior pesquisadas possuem ao menos uma disciplina obrigatória de educação matemática, e sua ementa apresenta indícios sobre a relação entre sentido numérico e o processo ensino-aprendizagem em matemática, mesmo que ainda de forma muito generalizada. A maioria dos pedagogos com experiência em sala de aula nos anos iniciais comentou sobre a fragilidade da formação inicial em fornecer o suporte necessário para suas aulas. A pesquisa considera que é imprescindível que a escola e a universidade construam parcerias cada vez mais fortalecidas, para que a formação inicial de professores possa ser repensada nestes diferentes espaços de educação e que promovam a experiência de troca de práticas docentes para os futuros professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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