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dc.contributor.advisorNogueira, Monique Andries-
dc.contributor.authorAraújo, Jéssica Pedroza de-
dc.date.accessioned2020-06-23T20:33:12Z-
dc.date.available2020-06-25T03:00:19Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.citationARAÚJO, Jéssica Pedroza de. A formação musical do professor generalista e sua atuação na educação básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12597-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleA formação musical do professor generalista e sua atuação na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães-
dc.contributor.referee2Silveira, Silvia Camara Soter da-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como ponto de partida a promulgação da Lei 11.769/08, que introduziu a obrigatoriedade do ensino de música no componente curricular arte, em toda a educação básica brasileira. A partir dela, crescem as discussões, desafios e implicações em torno da música nas escolas, além de se evidenciar a carência de especialistas na área. Nesse contexto, o objetivo central dessa monografia foi verificar se/como os professores generalistas, egressos do curso de pedagogia, realizam o ensino de música em seus afazeres docentes. Como referencial teórico, foram utilizados os trabalhos de pesquisadores que tratam desta temática, como Nogueira e Bellochio. Tratou-se de pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento um questionário endereçado a egressos do curso de pedagogia de duas universidades públicas do Rio de Janeiro, sendo elas UERJ e UFRJ, que já atuam como docentes na educação básica, com intuito de compreender como as instituições formadoras buscam adequar-se à lei. Após a coleta e análise dos dados, foi possível perceber que para que de fato a lei se cumpra é preciso que os currículos de pedagogia incluam de forma significativa conteúdos musicais e que os docentes permaneçam ampliando sua formação musical mesmo depois da formação inicial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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