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http://hdl.handle.net/11422/12597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Nogueira, Monique Andries | - |
dc.contributor.author | Araújo, Jéssica Pedroza de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-23T20:33:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-03 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Jéssica Pedroza de. A formação musical do professor generalista e sua atuação na educação básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12597 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de música | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | A formação musical do professor generalista e sua atuação na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Silvia Camara Soter da | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como ponto de partida a promulgação da Lei 11.769/08, que introduziu a obrigatoriedade do ensino de música no componente curricular arte, em toda a educação básica brasileira. A partir dela, crescem as discussões, desafios e implicações em torno da música nas escolas, além de se evidenciar a carência de especialistas na área. Nesse contexto, o objetivo central dessa monografia foi verificar se/como os professores generalistas, egressos do curso de pedagogia, realizam o ensino de música em seus afazeres docentes. Como referencial teórico, foram utilizados os trabalhos de pesquisadores que tratam desta temática, como Nogueira e Bellochio. Tratou-se de pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento um questionário endereçado a egressos do curso de pedagogia de duas universidades públicas do Rio de Janeiro, sendo elas UERJ e UFRJ, que já atuam como docentes na educação básica, com intuito de compreender como as instituições formadoras buscam adequar-se à lei. Após a coleta e análise dos dados, foi possível perceber que para que de fato a lei se cumpra é preciso que os currículos de pedagogia incluam de forma significativa conteúdos musicais e que os docentes permaneçam ampliando sua formação musical mesmo depois da formação inicial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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