Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12601
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.author | Cruz, Gabriel Murillo Rocha da | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T21:27:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Gabriel Murillo Rocha da. PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação Inicial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12601 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência | pt_BR |
dc.title | PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cruz, Giseli Barreto | - |
dc.contributor.referee2 | Campelo, Talita da Silva | - |
dc.description.resumo | É na sala de aula que se produz o saber da experiência (LARROSA, 2002), além de saberes específicos que correspondem ao campo. Atentos a esse espaço de formação docente e no interesse por experiências concretas na formação inicial de professores, investigamos a produção de saberes docentes para alfabetização no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos anos iniciais. Delineamos nossa pesquisa traçando o seguinte objetivo: analisar os saberes específicos para o ensino da leitura e da escrita construídos no decorrer da formação inicial âmbito do PIBID/UFRJ/PEDAGOGIA - Ensino Fundamental I. Apoiados em uma perspectiva qualitativa, realizamos com duas bolsistas que estiveram no PIBID Pedagogia do ano de 2014 até 2017. As informações foram obtidas por meio do instrumento saberes alfabetizadores, que é conjunto de saberes e práticas da educação e por meio da análise de seus portfólios. Nossa leitura e a análise desse material permitiu refazer sua trajetória e nos ajudaram a compreender a formação inicial do professor alfabetizador. Como resultado, dentro de categorias que emergiram da leitura e análise do material fornecido pelos sujeitos, entendemos que programas como PIBID colocam o professor e na sala de aula como produtores do saber da experiência. Trazendo para o campo da alfabetização, a experiência possibilita a construção de práticas alfabetizadoras com contexto, que compreende diversas possibilidades pedagógicas, transpassando a prática de decodificação de sons e letras. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência revela um potencial de entrelaçamento teórico e prático na alfabetização, reconhecendo que a formação para o ensino da leitura e da escrita requer conhecer o educando que está em sala de aula, para (possivelmente) acontecer uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.