Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12602
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do potencial do óleo de microalgas como matéria-prima na produção de hidrocarbonetos para bioquerosene de aviação
Autor(es)/Inventor(es): Monteiro, Rodrigo dos Santos
Orientador: Reyes Cruz, Yordanka
Coorientador: Chenard Díaz, Gizel
Resumo: Nos últimos anos, houve um aumento na demanda por serviços de carga e de passageiros refletindo positivamente na economia global. Em contrapartida, o aumento da demanda destes serviços está diretamente ligado ao aumento do consumo de combustíveis e às emissões de gases de efeito estufa. Neste sentido, a produção de hidrocarbonetos na faixa do querosene de aviação e do diesel a partir de matérias-primas renováveis caracteriza-se como possível rota alternativa para a redução do uso de combustíveis de origem fóssil, objetivo este para o qual o estudo de microalgas tem sido bastante intensificado. A via de hidroprocessamento de materiais graxos é uma das mais promissoras para a produção desses hidrocarbonetos renováveis, devido à semelhança com a produção de querosene de origem fóssil. Diante deste panorama, neste período foi testado um catalisador heterogêneo de níquel e molibdênio no hidroprocessamento do óleo bruto extraído da biomassa úmida de microalgas. Dentre as maiores dificuldades a serem enfrentadas neste processo, estas são na sua maior parte relacionadas à complexidade da composição do óleo bruto obtido da biomassa úmida das microalgas, como teor de nitrogênio e metais, fato que contrasta com os resultados satisfatórios a serem obtidos pelo hidroprocessamento.
Palavras-chave: Combustíveis
Hidroprocessamento
Bioquerosene
Microalgas
Biomassa
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Jun-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSMonteiro.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.