Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12603
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriela Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T21:53:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriela Gonçalves da. Um contorno da identidade negra nos desenhos animados: uma análise sobre produções brasileiras de animação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12603 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenhos animados e crianças | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Animação brasileira | pt_BR |
dc.subject | Educação informal | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.title | Um contorno da identidade negra nos desenhos animados: uma análise sobre produções brasileiras de animação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como temática principal a representação e representatividade negra nos desenhos animados infantis brasileiros, tendo como objetivo entender o como estão sendo estruturados os(as) personagens negros(as), no quesito personalidade e posicionamento na narrativa. A pesquisa teve como metodologia a análise bibliográfica para embasar os conceitos de indústria cultural, identidade negra, imaginário social, educação informal, entre outros; e de análise de 16 (dezesseis) séries brasileiras de animação que contém em sua narrativa pelo menos um(a) personagem negro(a), sendo 14 (catorze) séries exibidas em emissoras abertas e fechadas, e duas séries exibidas - até o momento - somente na internet. Questões como: papel do personagem, espaço na narrativa, posicionamento e características de personalidades e físicas, são debatidos a fim de compreender se os estereótipos racistas ainda estão sendo difundidos. Conclui-se que, é um número significativo de séries que apresentam pelo menos um(a) integrante negro(a), mas que o protagonismo dos(as) mesmos(as) ainda é escasso. Questões como “quem é negro e quem não é” nas animações, opiniões de criadores e produtores sobre a importância da inserção de personagens negros e negras nessas produções, surgem e abrem possibilidade de extensão da pesquisa. Por fim, pode-se perceber a ligação direta da educação, bem como da pedagogia, nesse processo de construção de conteúdo para as produções audiovisuais que tanto fazem parte do mundo infantil | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GSilva.pdf | 462.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.