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dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorEuzebio, Ingrid Helena-
dc.date.accessioned2020-06-25T20:28:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:07Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationEUZEBIO, Ingrid Helena. Registro na educação infantil: escuta das crianças e reflexão sobre as práticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12611-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino reflexivopt_BR
dc.titleRegistro na educação infantil: escuta das crianças e reflexão sobre as práticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo aponta a importância do registro na educação infantil. A pesquisa acontece no contexto das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na unidade de educação infantil Realengo do Colégio Pedro II, no período de agosto de 2016 até fevereiro de 2018. Quanto à pesquisa, foi empírica e bibliográfica, analisando a contribuição que o uso do registro na educação infantil pode ter no desenvolvimento de um professor critico, reflexivo e ativo. Como base teórica, dialogaremos com autores como Freire (2008) Ostetto (2017) Warschauer (1993) e outros. A investigação teve como objetivo destacar a importância do registro da prática, enquanto recurso metodológico de reflexão da experiência docente e constante aprimoramento desta. A pesquisa de campo mostrou que o registro diário possibilita ao docente ter outros olhares para as crianças e para a sua prática. É um mobilizador para novos planejamentos, bem como para a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Ao utilizar o registro como um recurso que vai auxiliar para reviver o vivido, aguça-se a escuta das crianças e o olhar atento durante à ação pedagógica. Assim, o professor deixa de ser o centro da ação dando lugar à criança, ouvindo, observando e estabelecendo uma relação dialógica, o que provoca novos desafios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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