Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12611
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Euzebio, Ingrid Helena | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T20:28:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | EUZEBIO, Ingrid Helena. Registro na educação infantil: escuta das crianças e reflexão sobre as práticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12611 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino reflexivo | pt_BR |
dc.title | Registro na educação infantil: escuta das crianças e reflexão sobre as práticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo aponta a importância do registro na educação infantil. A pesquisa acontece no contexto das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na unidade de educação infantil Realengo do Colégio Pedro II, no período de agosto de 2016 até fevereiro de 2018. Quanto à pesquisa, foi empírica e bibliográfica, analisando a contribuição que o uso do registro na educação infantil pode ter no desenvolvimento de um professor critico, reflexivo e ativo. Como base teórica, dialogaremos com autores como Freire (2008) Ostetto (2017) Warschauer (1993) e outros. A investigação teve como objetivo destacar a importância do registro da prática, enquanto recurso metodológico de reflexão da experiência docente e constante aprimoramento desta. A pesquisa de campo mostrou que o registro diário possibilita ao docente ter outros olhares para as crianças e para a sua prática. É um mobilizador para novos planejamentos, bem como para a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Ao utilizar o registro como um recurso que vai auxiliar para reviver o vivido, aguça-se a escuta das crianças e o olhar atento durante à ação pedagógica. Assim, o professor deixa de ser o centro da ação dando lugar à criança, ouvindo, observando e estabelecendo uma relação dialógica, o que provoca novos desafios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IEuzebio.pdf | 677.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.