Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorPerié, Carolina dos Santos Figueroa Sanmartin-
dc.date.accessioned2020-06-26T21:30:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:07Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationPERIÉ, Carolina dos Santos Figueroa Sanmartin. Faz de conta...vamos brincar? Um diálogo entre a teoria e os documentos oficiais orientadores na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12613-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleFaz de conta...vamos brincar? Um diálogo entre a teoria e os documentos oficiais orientadores na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela-
dc.contributor.referee2Basílio, Priscila de Mello-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica tendo por objetivo compreender o conceito da brincadeira, destacando o faz de conta e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. Busquei identificar, a partir dos principais documentos orientadores das propostas curriculares da educação infantil (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Curricular Comum), como estes trazem a brincadeira e com isso realizei uma análise verificando se os referidos documentos explicitam ou não relação com a fundamentação teórica previamente exposta. Os principais autores utilizados como aporte teórico foram: Vigotsky, Brougère, Corsaro, Borba, Porto e Prestes. Os documentos trazem a brincadeira como eixo e como direito, e como parte integrante dos objetivos de aprendizagem na BNCC, estabelecendo relação entre o exposto pelos autores e o que os documentos apresentam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPerié.pdf238.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.