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http://hdl.handle.net/11422/12613
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Perié, Carolina dos Santos Figueroa Sanmartin | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T21:30:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | PERIÉ, Carolina dos Santos Figueroa Sanmartin. Faz de conta...vamos brincar? Um diálogo entre a teoria e os documentos oficiais orientadores na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12613 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Faz de conta...vamos brincar? Um diálogo entre a teoria e os documentos oficiais orientadores na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.referee2 | Basílio, Priscila de Mello | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica tendo por objetivo compreender o conceito da brincadeira, destacando o faz de conta e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. Busquei identificar, a partir dos principais documentos orientadores das propostas curriculares da educação infantil (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Curricular Comum), como estes trazem a brincadeira e com isso realizei uma análise verificando se os referidos documentos explicitam ou não relação com a fundamentação teórica previamente exposta. Os principais autores utilizados como aporte teórico foram: Vigotsky, Brougère, Corsaro, Borba, Porto e Prestes. Os documentos trazem a brincadeira como eixo e como direito, e como parte integrante dos objetivos de aprendizagem na BNCC, estabelecendo relação entre o exposto pelos autores e o que os documentos apresentam. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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