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dc.contributor.advisorMonteiro, Aline Veríssimo-
dc.contributor.authorVitor, Bernardo Gabriel-
dc.date.accessioned2020-06-26T21:47:02Z-
dc.date.available2020-06-28T03:00:15Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationVITOR, Bernardo Gabriel. Computação desplugada no ensino fundamental: uma pesquisa bibliográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12614-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleComputação desplugada no ensino fundamental: uma pesquisa bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Alexandre Ferreira-
dc.contributor.referee2Teixeira, Alexandre de Mattos-
dc.description.resumoO pensamento computacional (PC) é um campo pedagógico emergente que propõe uma interlocução entre informática e educação. Esse diálogo entre as duas esferas de ação humana democratiza um modo de pensamento amplamente utilizado por cientistas da computação para todos os alunos da educação básica pelo caráter amplo de utilização desse modo de pensar. Considerando a praticamente onipresença da informática em nossa sociedade, entendemos que a compreensão de noções básicas de PC são fundamentais para a formação de qualquer cidadão desse tempo, por isso, o objetivo desta monografia é conhecer e analisar a viabilidade e validade de variadas práticas pedagógicas de (PC) que não utilizam os computadores. Para atingir este objetivo, fizemos uma pesquisa bibliográfica (MANHÃES, 2018; SCHULZ; SCHMACHTENBERG, 2018; BRACKMANN, 2017), localizando importantes trabalhos que nos informam, com detalhes, sobre estas atividades e a receptividade em crianças do ensino fundamental. A nossa produção resultou na confirmação de que estas atividades são viáveis em sala de aula, produzindo resultados positivos sob a ótica da aprendizagem e aceitação nos alunos. O estudo conclui que é necessário realizar mais intervenções práticas, objetivando a construção de um currículo em PC possível de ser trabalhado por pedagogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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