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http://hdl.handle.net/11422/12615
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.author | Paiva, Andressa Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-27T13:11:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Andressa Rocha de. A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12615 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta monografia é compreender a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e pesquisas como se dá a transição entre educação infantil e ensino fundamental, refletindo sobre essas desarticulações, rupturas e descontinuidades no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, considerando as especificidades e continuidades no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas duas etapas de ensino. O tema desta monografia foi construído a partir de reflexões sobre as especificidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de noves anos na perspectiva do ensino e aprendizagem da leitura e escrita, a fim de entender o processo de transição entre essas etapas, sendo a criança o foco principal deste processo. Com isso, a monografia foi organizada em três capítulos: o primeiro se refere a um estudo bibliográfico de autores como Corsino (2009), Smolka (2012), Carvalho (2015), Ferreiro (2011) entre outros, a fim de aprofundar nossa compreensão sobre o ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e suas especificidades em ambas as etapas de ensino. No segundo capítulo o foco foram as leis e os documentos de orientação educacional que tratam da transição entre educação infantil ensino fundamental de nove anos. No terceiro capítulo, apresenta-se a análise dos dados do levantamento realizado a partir de resumos dos trabalhos encontrados sobre a temática “transição educação infantil ensino fundamental”, e como ocorre esta transição no cotidiano escolar. A partir dessa análise foi possível verificar que a entrada das crianças de seis anos para o ensino fundamental de nove anos não garante a qualidade do ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização, resultado em parte pela existência de rupturas na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Os trabalhos deixam claras as desarticulações e descontinuidades nessa transição: em relação à formação inicial e continuada dos professores; a perda da ludicidade e o momento do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental; a antecipação da alfabetização na educação infantil; e as práticas de leitura e da escrita que não condizem com as especificidades de cada etapa de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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