Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12615
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dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorPaiva, Andressa Rocha de-
dc.date.accessioned2020-06-27T13:11:06Z-
dc.date.available2020-06-29T03:00:27Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationPAIVA, Andressa Rocha de. A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12615-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta monografia é compreender a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e pesquisas como se dá a transição entre educação infantil e ensino fundamental, refletindo sobre essas desarticulações, rupturas e descontinuidades no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, considerando as especificidades e continuidades no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas duas etapas de ensino. O tema desta monografia foi construído a partir de reflexões sobre as especificidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de noves anos na perspectiva do ensino e aprendizagem da leitura e escrita, a fim de entender o processo de transição entre essas etapas, sendo a criança o foco principal deste processo. Com isso, a monografia foi organizada em três capítulos: o primeiro se refere a um estudo bibliográfico de autores como Corsino (2009), Smolka (2012), Carvalho (2015), Ferreiro (2011) entre outros, a fim de aprofundar nossa compreensão sobre o ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e suas especificidades em ambas as etapas de ensino. No segundo capítulo o foco foram as leis e os documentos de orientação educacional que tratam da transição entre educação infantil ensino fundamental de nove anos. No terceiro capítulo, apresenta-se a análise dos dados do levantamento realizado a partir de resumos dos trabalhos encontrados sobre a temática “transição educação infantil ensino fundamental”, e como ocorre esta transição no cotidiano escolar. A partir dessa análise foi possível verificar que a entrada das crianças de seis anos para o ensino fundamental de nove anos não garante a qualidade do ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização, resultado em parte pela existência de rupturas na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Os trabalhos deixam claras as desarticulações e descontinuidades nessa transição: em relação à formação inicial e continuada dos professores; a perda da ludicidade e o momento do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental; a antecipação da alfabetização na educação infantil; e as práticas de leitura e da escrita que não condizem com as especificidades de cada etapa de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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