Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12616
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Pontes, Alberizândria Mendonça de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-27T13:24:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Alberizândria Mendonça de. A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12616 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação cultural | pt_BR |
dc.title | A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Silvia Soter da | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta monografia é discutir a arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente, refletindo acerca de como essa se apresenta no currículo e nas práticas da EJA e, principalmente, qual a formação acadêmica e cultural do professor da EJA no que tange às suas experiências artísticas. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa de campo e revisão bibliográfica. No campo apoiou-se em entrevista com a professora regente da turma, realizada no período de estágio de prática em EJA e dois questionários online respondidos, sendo um por uma professora atuante e o outro por uma que já atuou nesta modalidade de ensino. A partir da análise qualitativa das entrevistas, surgiram três categorias: a formação das professoras para a arte; a prática pedagógica com as linguagens artísticas e a as práticas de apreciação da arte na escola e na vida. O embasamento teórico ligado ao currículo e concepções da EJA, a arte educação e a formação cultural docente tiveram como referências principais: Cury (2000), Ventura (2012), Freire (1979), Barbosa (2012 e 2015) e Kramer (2000).A pesquisa indica que as linguagens artísticas ainda são incipientes nas práticas das professoras e que isso se deve à ausência da arte na formação inicial e continuada destas. Sugere a necessidade da implementação de políticas de formação cultural mais ampla para os professores, para que a relação com a arte seja uma experiência incorporada no cotidiano da vida dos docentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
APontes.pdf | 258.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.