Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12619
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Alunos surdos implantados: acompanhamento de um processo
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Mariana Gonçalves Amâncio
Tutor: Kelman, Celeste Azulay
Resumen: O presente estudo busca conhecer o desenvolvimento educacional de crianças que realizaram a cirurgia de implante coclear no setor de Saúde Auditiva do Hospital Clementino Fraga Filho e estudam na rede privada de ensino. Por se tratar de uma nova realidade nas salas de aulas e nas escolas, procuramos conhecer como acontece todo o processo para a realização do implante, desde quando a criança chega ao HUCFF até sua ida à sala de aula. Esta realidade, das crianças implantadas no âmbito escolar, já foi anteriormente estudada por Costa, Kelman e Góes (2015), porém no contexto das escolas da rede pública de ensino. Nossa pesquisa é qualitativa etnográfica, pois, segundo Neves (1996), no método qualitativo o pesquisador deve ter contato direto e interagir com seu objeto de estudo. Silveira e Córdova (2009) definem que a etnografia analisa um grupo, como no caso deste estudo onde tivemos contato direto com nosso objeto de estudo, as crianças implantadas, para que pudéssemos saber mais sobre seu desenvolvimento educacional. Realizamos entrevistas com a equipe multidisciplinar do setor de saúde auditiva do HUCFF e com as mães de três crianças que realizaram implante no mesmo. Por meio destas entrevistas, compreendemos que as três crianças estão tendo um bom desenvolvimento educacional e social, apesar da falta de informação dos professores e das escolas, já que todos são os únicos alunos na escola que são surdos implantados, As escolas ainda estão abertas e procuram alternativas que auxiliem na vida acadêmica destes alunos.
Materia: Educação inclusiva
Surdos
Implantes cocleares
Educação especial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PEREIRA, Mariana Gonçalves Amâncio. Alunos surdos implantados: acompanhamento de um processo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MPereira.pdf355.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.