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dc.contributor.advisorKelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.authorPereira, Mariana Gonçalves Amâncio-
dc.date.accessioned2020-06-28T22:14:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:07Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationPEREIRA, Mariana Gonçalves Amâncio. Alunos surdos implantados: acompanhamento de um processo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12619-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectImplantes coclearespt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleAlunos surdos implantados: acompanhamento de um processopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Castelo Branco, Elizângela Ramos de Souza-
dc.contributor.referee2Carneiro, Cristiana-
dc.description.resumoO presente estudo busca conhecer o desenvolvimento educacional de crianças que realizaram a cirurgia de implante coclear no setor de Saúde Auditiva do Hospital Clementino Fraga Filho e estudam na rede privada de ensino. Por se tratar de uma nova realidade nas salas de aulas e nas escolas, procuramos conhecer como acontece todo o processo para a realização do implante, desde quando a criança chega ao HUCFF até sua ida à sala de aula. Esta realidade, das crianças implantadas no âmbito escolar, já foi anteriormente estudada por Costa, Kelman e Góes (2015), porém no contexto das escolas da rede pública de ensino. Nossa pesquisa é qualitativa etnográfica, pois, segundo Neves (1996), no método qualitativo o pesquisador deve ter contato direto e interagir com seu objeto de estudo. Silveira e Córdova (2009) definem que a etnografia analisa um grupo, como no caso deste estudo onde tivemos contato direto com nosso objeto de estudo, as crianças implantadas, para que pudéssemos saber mais sobre seu desenvolvimento educacional. Realizamos entrevistas com a equipe multidisciplinar do setor de saúde auditiva do HUCFF e com as mães de três crianças que realizaram implante no mesmo. Por meio destas entrevistas, compreendemos que as três crianças estão tendo um bom desenvolvimento educacional e social, apesar da falta de informação dos professores e das escolas, já que todos são os únicos alunos na escola que são surdos implantados, As escolas ainda estão abertas e procuram alternativas que auxiliem na vida acadêmica destes alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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