Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12620
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O teatro experimental do negro e a educação antirracista
Autor(es)/Inventor(es): Neves, Hudson Batista das
Orientador: Pereira, Amílcar Araújo
Resumo: O seguinte trabalho procura entender a construção de processos educativos que são anteriores e posteriores a criação da lei 10.639/03 – que determina o ensino e história da cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Sabemos que a Lei foi criada como forma de combate ao racismo na sociedade, pois no período do século XX as práticas educacionais que foram pensadas e estruturadas para as escolas tinham o objetivo de negar a existência da população negra no território nacional. Sendo assim a referida Lei vem com o compromisso de tapar o abismo existente na construção identitária e histórica dos afro-brasileiros. Como prática exemplar, trago e analiso a trajetória do Teatro Experimental do Negro, criado no período dos anos de 1940, relacionando-o ao cenário em que se encontrava a sociedade brasileira: construção da identidade de sujeito nacional, e de como sua construção em seu período histórico foi fundamental para que germinasse a criação de outros grupos e outras iniciativas que pensam práticas pedagógicas de educação antirracista.
Palavras-chave: Teatro Experimental do Negro
Antirracismo
Teatro negro
Cultura afro-brasileira
Educação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NEVES, Hudson Batista das. O teatro experimental do negro e a educação antirracista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HNeves.pdf496.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.