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http://hdl.handle.net/11422/12620
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pereira, Amílcar Araújo | - |
dc.contributor.author | Neves, Hudson Batista das | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-28T22:18:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Hudson Batista das. O teatro experimental do negro e a educação antirracista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12620 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro Experimental do Negro | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Teatro negro | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O teatro experimental do negro e a educação antirracista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O seguinte trabalho procura entender a construção de processos educativos que são anteriores e posteriores a criação da lei 10.639/03 – que determina o ensino e história da cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Sabemos que a Lei foi criada como forma de combate ao racismo na sociedade, pois no período do século XX as práticas educacionais que foram pensadas e estruturadas para as escolas tinham o objetivo de negar a existência da população negra no território nacional. Sendo assim a referida Lei vem com o compromisso de tapar o abismo existente na construção identitária e histórica dos afro-brasileiros. Como prática exemplar, trago e analiso a trajetória do Teatro Experimental do Negro, criado no período dos anos de 1940, relacionando-o ao cenário em que se encontrava a sociedade brasileira: construção da identidade de sujeito nacional, e de como sua construção em seu período histórico foi fundamental para que germinasse a criação de outros grupos e outras iniciativas que pensam práticas pedagógicas de educação antirracista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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