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dc.contributor.advisorMacedo, Jussara Marques de-
dc.contributor.authorPereira, Pâmela Rocha-
dc.date.accessioned2020-06-28T22:18:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:07Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.citationPEREIRA, Pâmela Rocha. O direito à educação do jovem incluso no DEGASE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12621-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectServiço social com adolescentespt_BR
dc.subjectAssistência a menorespt_BR
dc.subjectDireitos dos adolescentespt_BR
dc.subjectDEGASEpt_BR
dc.titleO direito à educação do jovem incluso no DEGASEpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1537250371879200pt_BR
dc.contributor.referee2Veiga, Célia Cristina Pereira da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de cunho monográfico que foi desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se propõe investigar a importância de criação de políticas públicas voltadas para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE). Nossa hipótese é de que as políticas públicas criadas para a educação dos adolescentes privados de liberdade não estão sendo efetivas de modo a contribuir para o processo de ressocialização destes jovens. Como parte de uma pesquisa maior, Direito à Educação Básica no Contexto das Reformas Gerenciais dos Sistemas Públicos de Ensino, coordenado pela professora Drª Jussara Marques de Macedo, efetivou-se um recorte cujo objetivo foi analisar as políticas de direito à educação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa no DEGASE de São Gonçalo. Utilizou-se a metodologia pautada no materialismo histórico dialético, por permitir compreender a essência do fenômeno para além da aparência para a alcançar a realidade concreta do fenômeno analisado por meio das categorias da totalidade, da especificidade e da contradição. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa que se insere na categoria de tipo bibliográfica uma vez que trabalha com fontes primárias e secundárias. Concluiu-se que apesar da existência de uma legislação que visa garantir o direito à educação dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no DEGASE, o que tem se materializado é um tipo de inclusão excludente uma vez que em nada contribui para a formação humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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