Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Regina Céli Oliveira da-
dc.contributor.authorSantos, Raiane Mendes-
dc.date.accessioned2020-06-29T19:58:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:07Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Raiane Mendes. As concepções de currículo do corpo discente do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12624-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleAs concepções de currículo do corpo discente do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de-
dc.contributor.referee2Maia, Leonardo-
dc.description.resumoO presente trabalho é uma investigação sobre as concepções de currículo que existem em 2016.2 no corpo discente investigado do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Parte do pressuposto que - mesmo não tendo ainda cursado a disciplina Currículo, que exige em sua ementa uma discussão teórica sobre as mesmas categorizando-as como tradicionais críticas e pós-críticas - os alunos já possuem uma concepção em nível de senso comum. Com base neste pressuposto foram investigados alunos do primeiro ao último período do curso, em seus diferentes turnos com o objetivo de analisar o modo como percebem o que é currículo. A metodologia do trabalho apresentou uma abordagem qualitativa e quantitativa, expressa em um estudo de caso realizado com cento e vinte e um alunos com a matrícula ativa no curso de Pedagogia em 2016.2, em um universo de cerca de setecentos. As técnicas para a coleta de dados foram três: questionário com questões abertas e fechadas aplicadas a uma amostra aleatória do corpo discente; questionário realizado com a atual coordenadora do curso e análise documental da atual ementa da disciplina e do fluxograma do currículo do curso. As questões fechadas do questionário deram suporte para se traçar o perfil deste corpo discente investigado. As questões abertas foram três e buscaram sistematizar as concepções de currículo subjacentes a este corpo discente investigado. O quadro teórico foi delimitado com base em critérios que levaram em conta autores que se debruçam sobre teorias de currículo e aos quais o corpo discente teve acesso direto por estarem explicitados na ementa da disciplina ou discutidos em classe por professores da disciplina Currículo. Os resultados indicam que este corpo discente possui uma concepção variada de currículo, indo das tradicionais, às críticas e pós críticas, havendo uma incidência maior de uma visão crítica na medida em que os alunos perceberam sua formação identitária profissional como elemento mais problemático do atual currículo. Problemas ligados às questões da formação identitária de gênero, étnico-racial apareceram com uma incidência menor. A questão do currículo como conhecimento escolar formador de subjetividades esteve praticamente ausente, indicando que o corpo discente de séries mais avançadas ainda não foi cativado pela questão curricular, não se sentindo devidamente responsável por este tema atualmente em discussão na Faculdade de Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSantos.pdf902.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.