Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12625
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Oportunidades de valorização de resíduos de panificação em grandes cidades brasileiras: um estudo de caso do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Martins Neto, Eduardo
Orientador: Hoffmann, Bettina Susanne
Coorientador: Oroski, Fábio de Almeida
Resumo: Em um mundo em que 1,3 bilhões de toneladas de alimentos por ano são descartados e 820 milhões de pessoas passam fome diariamente, conclui-se que o sistema alimentar mundial distribui de maneira desigual o alimento. O pão é um alimento tradicional em muitas culturas, o que se reflete em 90,8 milhões de toneladas desperdiçadas ao ano de panificados. Muito se fala em distribuir os excedentes de produção prioritariamente àqueles que precisam, conforme o Food Recovery Hierarchy. Esta opção, todavia, nem sempre é vantajosa economicamente, é dificultada por restrições legais, e não é possível para alimentos fora da validade. Neste sentido, é importante buscar formas de reaproveitar este resíduo para evitar que eles sejam descartados como lixo comum. Este trabalho visa mapear e classificar as oportunidades de reaproveitamento dos resíduos e excedentes nas etapas de produção, distribuição até a venda da cadeia de panificação de acordo com a realidade da cidade do Rio de Janeiro. Ele atua de duas formas nesta questão. Para entender o montante desperdiçado nas padarias da cidade e como ele é destinado, o estudo consulta algumas padarias localizadas na cidade por meio de entrevistas semiestruturadas. Em seguida, buscam-se novas oportunidades de valorizar o resíduo de panificação por meio de pesquisa bibliográfica. Com estes dados, faz-se uma análise qualitativa de quais seriam as melhores tecnologias a ser aplicadas no contexto da cidade do Rio de Janeiro. Como resultado, este trabalho descobriu que as padarias direcionam atualmente o excedente de produção para ração animal, reprocessamento em outros tipos de panificado e doação para consumo humano. A pesquisa bibliográfica retornou quinze produtos que podem ser fabricados a partir do pão desperdiçado e, desta lista, cinco produtos mais adequados para esta destinação no momento foram selecionados com base em uma análise qualitativa de maturidade tecnológica, de demanda e de escala produtiva. São eles ácido lático, etanol, goma xantana, levedura e metano.
Palavras-chave: ácido lático
etanol
goma xantana
levedura
metano
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::SINTESE ORGANICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMartinsNeto.pdf695.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.