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http://hdl.handle.net/11422/12641
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Silva, Thaís Castro de Britto | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T17:01:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:08Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thaís Castro de Britto. O corpo infantil no ambiente escolar: as estratégias, reações e transgressões das crianças em uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12641 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Corpo e mente em crianças | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O corpo infantil no ambiente escolar: as estratégias, reações e transgressões das crianças em uma escola municipal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Silvia Camara Soter da | - |
dc.contributor.referee2 | Bocchetti, André | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo observar o “lugar” do corpo no cotidiano da escola, buscando perceber, principalmente, como as crianças vivem suas corporeidades no ambiente escolar. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da zona sul do Rio de Janeiro. Escolhi os anos iniciais para estudar essa questão porque na Educação Infantil é mais presente o trabalho com as linguagens artísticas que envolvem a música, a dança, as brincadeiras, o movimento corporal, práticas que vão deixando de existir no Ensino Fundamental e nos outros segmentos de ensino. Com base em minhas observações e nos diálogos com diversos teóricos, destaquei estratégias, reações e transgressões das crianças, a partir de uma tentativa de controle e engessamento dos corpos por parte dos docentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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