Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12643
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Vieira, Thamiris Martins | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T17:09:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:08Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Thamiris Martins. Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12643 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino | pt_BR |
dc.title | Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee2 | Marques, Roberto | - |
dc.description.resumo | Este estudo busca apresentar uma proposta de revisão das práticas pedagógicas vigentes no cenário atual brasileiro por meio das obras do sociólogo, filósofo e historiador francês, Edgar Morin, a partir dos conceitos da teoria da complexidade abordados por este, no âmbito da educação. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base na literatura do autor. Os livros selecionados para a realização deste trabalho foram: A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento, Introdução ao pensamento complexo, Os sete saberes necessários à educação do futuro, Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação e parte do livro O método 1: a natureza da natureza. Primeiramente, será apresentada a biografia do autor, com o intuito de compreender as relações de sua experiência de vida e de que modo influenciam em suas mais de trinta obras. Em seguida, será apresentada sua abordagem sobre o pensamento complexo, a relação entre a fragmentação dos saberes e a proposta de Morin sobre a transdisciplinaridade, os estudos sobre a necessidade de uma reforma no pensamento, a educação na era planetária, com ênfase no livro Os sete saberes necessários à educação do futuro e reflexões do autor quanto ao papel da educação na atualidade. Por fim, será apresentada a inter-relação entre o pensamento de Edgar Morin e as práticas pedagógicas vigentes no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TVieira.pdf | 315.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.