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dc.contributor.advisorSantini, Rose Marie-
dc.contributor.authorMartinez, Henrique Mateus Faria-
dc.date.accessioned2020-07-03T21:12:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMARTINEZ, Henrique Mateus Faria. A desinformação como estratégia do governo Bolsonaro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12668-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectMisinformationpt_BR
dc.subjectDisinformationpt_BR
dc.subjectDeep Fakept_BR
dc.titleA desinformação como estratégia do governo Bolsonaropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo estudar como o governo presidencial de Jair Messias Bolsonaro utiliza de estratégias de desinformação propositalmente como comunicação oficial. Para tanto, serão estudados eventos históricos em que governos utilizaram da estratégia de desinformação para promover ações e quais consequências geraram. Além disso, será estudado o passado e presente de Jair Bolsonaro e suas ações no Twitter, rede social mais utilizada pelo atual presidente. Os resultados advindos desta pesquisa possibilitaram a compreensão desta estratégia oficial de governo e compreender que este é um processo atual, que ocorre concomitantemente a esse estudo e ainda evoluirá em diversas formas. O trabalho está estruturado em três capítulos, sendo o primeiro a contextualização histórica ao qual serão estudados alguns eventos passados. O segundo trará uma discussão teórica ao qual serão compreendidas as diferentes desordens informacionais. Por fim, será analisado o histórico brasileiro, o surgimento de Jair Bolsonaro como fenômeno nas mídias, sua ascensão e sua estratégia de governo ainda em seu primeiro ano presidencial. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além de livros, matérias jornalísticas e análise direta do Twitter presidencial. Finalizo inteirando que este estudo foi bastante prazeroso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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