Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12676
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz, Giseli Barreto da | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Ariana dos Santos Neves | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-04T16:03:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ariana dos Santos Neves. O PIBID UFRJ Pedagogia no Ensino Fundamental I de 2012 a 2018: contribuições para a aprendizagem da docência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12676 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | O PIBID UFRJ Pedagogia no Ensino Fundamental I de 2012 a 2018: contribuições para a aprendizagem da docência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Campelo, Talita da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Campelo, Talita da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Viviane Lontra | - |
dc.description.resumo | Este trabalho trata de um estudo sobre a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a aprendizagem da docência. O seu foco está no projeto desenvolvido no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, no período compreendido entre os anos de 2012 a 2018, orientado pelo interesse investigativo de saber como os protagonistas (coordenador de área, professores supervisores e licenciandos) do PIBID UFRJ Pedagogia Ensino Fundamental I compreendem, percebem, veem o programa. O objetivo central da pesquisa consistiu em analisar aspectos do PIBID UFRJ Pedagogia Ensino Fundamental I referentes à aprendizagem da docência expressos na visão de seus protagonistas. Metodologicamente, o estudo se desenvolveu mediante a análise de monografias e dissertações que trataram do programa no contexto da faculdade de educação da UFRJ e a aplicação de um questionário para 34 dos 37 sujeitos participantes no período delimitado. Teoricamente, o estudo se inspirou em estudo de Campelo, Cruz e Oliveira (2014) sobre as contribuições do PIBID para o desenvolvimento profissional docente. A monografia se organiza em três capítulos: i- o PIBID UFRJ Pedagogia Ensino Fundamental I de 2012 a 2018; ii- o PIBID UFRJ Pedagogia Ensino Fundamental I nas monografias e dissertações produzidas na Faculdade de Educação/UFRJ; iii- a aprendizagem da docência no PIBID UFRJ Pedagogia Ensino Fundamental I na visão de seus protagonistas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AFerreira.pdf | 261.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.