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dc.contributor.advisorAlves, Flavia Chaves-
dc.contributor.authorLeme, Helena Froufe Paes-
dc.date.accessioned2020-07-07T22:32:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12682-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRede elétricapt_BR
dc.titlePapel do usuário final na transição para as redes inteligentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3397420209742510pt_BR
dc.contributor.referee1Mehl, Ana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6704067583523167pt_BR
dc.contributor.referee2Santos e Silva, Daniella Fartes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0147902188185855pt_BR
dc.description.resumoAs redes elétricas inteligentes (REI) são uma tendência de reestruturação da rede elétrica, que envolve digitalização e automação da mesma e proporciona diversos benefícios para seus operadores e usuários. Essa transição tem como importante característica a maior participação dos consumidores, abrindo oportunidades de terem um papel mais ativo e serem também produtores de sua própria energia, denominados “prosumidores”. Apesar desse importante papel, muitas transições que começaram a ocorrer no mundo não aparentam estar incluindo os consumidores, o que leva a questionar qual o real papel destes nas REI. Sendo assim, através de um questionário aplicado online aos usuários brasileiros, o presente estudo teve como objetivo analisar o papel do usuário final brasileiro na transição para as redes inteligentes com perguntas envolvendo aspectos de conhecimento do tema, satisfação com a rede atual, desejo de mudança e resistência à transição. Os resultados mostraram que os usuários não possuem muito conhecimento sobre o tema, não estão satisfeitos com a rede atual e possuem desejo de mudança. Porém, os resultados indicaram uma forte resistência em relação ao aumento dos preços na tarifa, o que se mostrou ainda mais relevante no grupo responsável pelas contas de luz. Além disso, foi identificada uma consciência ambiental que poderia ser utilizada como estratégia de comunicação para minimizar a barreira do preço e viabilizar a implantação da REI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Química

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