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dc.contributor.advisorSouza, Marta Lima de-
dc.contributor.authorPereira, Niuani Mendes-
dc.date.accessioned2020-07-08T00:22:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Niuani Mendes. Diálogo entre a Menina Bonita e o Menino Nito: representatividade negra em dois livros de literatura infanto-juvenil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12691-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegros na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.titleDiálogo entre a Menina Bonita e o Menino Nito: representatividade negra em dois livros de literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Lemos, Amanda Guerra-
dc.contributor.referee3Rosa, Sônia-
dc.description.resumoEste estudo tem como propósito analisar como a representatividade negra se apresenta nos livros literários afro-brasileiros, A Menina Bonita do Laço de Fita (2002) e O Menino Nito (2001), que antecedem a Lei 10.639/03. Para alcançar o objetivo, levantamos questões que nos orientaram: como a representação e identidade dos personagens negros são constituídos nos livros infantojuvenis afro-brasileiros anteriores à legislação antirracista? A literatura infantojuvenil representa o personagem negro pela visão eurocêntrica, estereotipada e desprestigiada? Para o embasamento teórico foram utilizadas contribuições de Araujo (2017) Costa (2016), Cuti (2010), Debus (2017), Feijó (2008), Fernandes (2013) e Zilberman (2003) entre outros que esclareceram a relevância da literatura afro-brasileira na construção de representatividades e identidades. O estudo foi desenvolvido através da pesquisa qualitativa (MOREIRA & CALEFFE, 2008) e o procedimento metodológico utilizado consistiu de uma análise comparativa de dois livros literários afro-brasileiros destinados ao público infantil em diferentes tempos e provenientes de duas autoras brasileiras da literatura infantil. A análise evidenciou que no primeiro livro a temática da questão étnicorracial se perde dentro de uma proposta que caminha para uma perspectiva de miscigenação e a diferença racial transparece generalizada e exótica, enquanto que o segundo livro aborda as possibilidades, representatividades e narrativas que favorecem visibilidades através das imagens que ressaltam a representatividade negra de forma a promover uma relação positiva através das imagens com a população negra. Após a construção dos capítulos teóricos e da análise, podese concluir que a literatura infantojuvenil afro-brasileira interfere na construção de identidades da criança negra e que para compreender a construção da identidade do indivíduo a partir da literatura afro-brasileira, tornou-se necessária a promulgação de uma legislação antirracista de forma que possibilitasse reflexões que rompessem com ideologias fundamentadas em desigualdades etnicorraciais e construísse a partir das histórias literárias afro-brasileiras do passado, um futuro promissor de diversidades e conhecimentos de texto de caráter antirracista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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