Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Niuani Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T00:22:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Niuani Mendes. Diálogo entre a Menina Bonita e o Menino Nito: representatividade negra em dois livros de literatura infanto-juvenil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12691 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Negros na literatura | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.title | Diálogo entre a Menina Bonita e o Menino Nito: representatividade negra em dois livros de literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2 | Lemos, Amanda Guerra | - |
dc.contributor.referee3 | Rosa, Sônia | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como propósito analisar como a representatividade negra se apresenta nos livros literários afro-brasileiros, A Menina Bonita do Laço de Fita (2002) e O Menino Nito (2001), que antecedem a Lei 10.639/03. Para alcançar o objetivo, levantamos questões que nos orientaram: como a representação e identidade dos personagens negros são constituídos nos livros infantojuvenis afro-brasileiros anteriores à legislação antirracista? A literatura infantojuvenil representa o personagem negro pela visão eurocêntrica, estereotipada e desprestigiada? Para o embasamento teórico foram utilizadas contribuições de Araujo (2017) Costa (2016), Cuti (2010), Debus (2017), Feijó (2008), Fernandes (2013) e Zilberman (2003) entre outros que esclareceram a relevância da literatura afro-brasileira na construção de representatividades e identidades. O estudo foi desenvolvido através da pesquisa qualitativa (MOREIRA & CALEFFE, 2008) e o procedimento metodológico utilizado consistiu de uma análise comparativa de dois livros literários afro-brasileiros destinados ao público infantil em diferentes tempos e provenientes de duas autoras brasileiras da literatura infantil. A análise evidenciou que no primeiro livro a temática da questão étnicorracial se perde dentro de uma proposta que caminha para uma perspectiva de miscigenação e a diferença racial transparece generalizada e exótica, enquanto que o segundo livro aborda as possibilidades, representatividades e narrativas que favorecem visibilidades através das imagens que ressaltam a representatividade negra de forma a promover uma relação positiva através das imagens com a população negra. Após a construção dos capítulos teóricos e da análise, podese concluir que a literatura infantojuvenil afro-brasileira interfere na construção de identidades da criança negra e que para compreender a construção da identidade do indivíduo a partir da literatura afro-brasileira, tornou-se necessária a promulgação de uma legislação antirracista de forma que possibilitasse reflexões que rompessem com ideologias fundamentadas em desigualdades etnicorraciais e construísse a partir das histórias literárias afro-brasileiras do passado, um futuro promissor de diversidades e conhecimentos de texto de caráter antirracista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NPereira.pdf | 455.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.