Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorPaixão, Rafael Angelo da-
dc.date.accessioned2020-07-08T00:39:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationPAIXÃO, Rafael Angelo da. Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12693-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficácia no ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.titleLeitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Marcelo Macedo Corrêa e-
dc.contributor.referee2Houri, Mônica-
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo analisar a relação que os alunos, ingressantes no curso de pedagogia da UFRJ, estabelecem com a leitura e escrita na universidade, no processo de apropriação dessa outra linguagem que é a acadêmica, ausente em suas experiências anteriores na educação básica. Para isso, o referencial teórico da pesquisa contempla autores que estudam a temática como Castro e Amorim (2017), Castro (2011), Fischer (2007), Fischer (2008), Juchum (2016), entre outros. Além disso, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas, do qual participaram 70 alunos dos primeiros períodos do curso de pedagogia. Os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas e analisados a partir das questões que nortearam a pesquisa, bem como do referencial teórico. A partir da análise realizada foi possível traçar o perfil desses alunos ingressantes no curso de pedagogia, sua relação com a leitura e escrita na universidade, a relação do professor com as práticas de leituras e escrita em sala de aula e a visão deles sobre como são trabalhadas a leitura e a escrita no curso. Entre os aspectos analisados, os estudantes revelam ter dificuldades com as atividades de leitura e escrita no curso, relacionadas, por exemplo, à produção dos textos solicitados pelos professores. Assim, entende-se que as vivências e singularidades dos alunos ingressantes precisam ser consideradas pela universidade, pensando em estratégias que atendam suas necessidades, dialogando com esses sujeitos em processo de letramento acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPaixão.pdf886.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.