Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12707
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pires Junior, Floriano Carlos Martins | - |
dc.contributor.author | Carmo, Juliana Ribeiro do | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-10T11:39:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12707 | - |
dc.description.abstract | This work evaluate the effectiveness of the sectorial policies in Brazil, including cabotage market regulation, which prioritizes the operation of national flag vessels; the shipbuilding industry subsidies through the FMM and the AFRMM; and the tax barrier against the import of ships. In addition, it discusses the possibility of AFRMM’s incidence on the platform relief and hydrocarbon transport activities and the possible use of the “conta vinculada” as a subsidy for the financing of these vessels. It is carried out the sizing of the future demand and supply for the construction of new DP shuttle tankers to feed the Brazilian domestic market. The results shows that there is a feasibility of investment by private shipowners in Brazil for the construction of new DP shuttle tankers for supply in the market to replace the foreign vessels currently employed in relief operations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Industria da construção naval | pt_BR |
dc.title | Análise da efetividade das políticas setoriais no mercado de navios aliviadores no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9696803677948606 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Caprace, Jean-David Job Emmanuel Marie | - |
dc.contributor.referee2 | Haddad, Assed Naked | - |
dc.description.resumo | Este trabalho avalia a efetividade das políticas setoriais no Brasil, incluindo a regulação do mercado de cabotagem, que prioriza a operação de navios de bandeira nacional; os subsídios a indústria de construção naval através do FMM e do AFRMM; e da barreira tributária contra a importação de navios. Além disso, discute a possibilidade da incidência do AFRMM sobre as atividades de alivio de plataformas e transporte de hidrocarbonetos e o possível uso da “conta vinculada” como subsidio para o financiamento destas embarcações. É realizado o dimensionamento da demanda futura pela construção de novos navios aliviadores DP para alimentar o mercado interno brasileiro. Os resultados mostram que existe viabilidade de investimento de armadores privados no Brasil para a construção de novos navios aliviadores DP para a oferta no mercado em substituição das embarcações estrangeiras atualmente empregadas nas operações de alivio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Oceânica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JulianaRibeiroDoCarmo-min.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.