Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12707
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPires Junior, Floriano Carlos Martins-
dc.contributor.authorCarmo, Juliana Ribeiro do-
dc.date.accessioned2020-07-10T11:39:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:10Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12707-
dc.description.abstractThis work evaluate the effectiveness of the sectorial policies in Brazil, including cabotage market regulation, which prioritizes the operation of national flag vessels; the shipbuilding industry subsidies through the FMM and the AFRMM; and the tax barrier against the import of ships. In addition, it discusses the possibility of AFRMM’s incidence on the platform relief and hydrocarbon transport activities and the possible use of the “conta vinculada” as a subsidy for the financing of these vessels. It is carried out the sizing of the future demand and supply for the construction of new DP shuttle tankers to feed the Brazilian domestic market. The results shows that there is a feasibility of investment by private shipowners in Brazil for the construction of new DP shuttle tankers for supply in the market to replace the foreign vessels currently employed in relief operations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectIndustria da construção navalpt_BR
dc.titleAnálise da efetividade das políticas setoriais no mercado de navios aliviadores no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9696803677948606pt_BR
dc.contributor.referee1Caprace, Jean-David Job Emmanuel Marie-
dc.contributor.referee2Haddad, Assed Naked-
dc.description.resumoEste trabalho avalia a efetividade das políticas setoriais no Brasil, incluindo a regulação do mercado de cabotagem, que prioriza a operação de navios de bandeira nacional; os subsídios a indústria de construção naval através do FMM e do AFRMM; e da barreira tributária contra a importação de navios. Além disso, discute a possibilidade da incidência do AFRMM sobre as atividades de alivio de plataformas e transporte de hidrocarbonetos e o possível uso da “conta vinculada” como subsidio para o financiamento destas embarcações. É realizado o dimensionamento da demanda futura pela construção de novos navios aliviadores DP para alimentar o mercado interno brasileiro. Os resultados mostram que existe viabilidade de investimento de armadores privados no Brasil para a construção de novos navios aliviadores DP para a oferta no mercado em substituição das embarcações estrangeiras atualmente empregadas nas operações de alivio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Oceânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JulianaRibeiroDoCarmo-min.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.