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dc.contributor.advisorSouza, Marcelo Igor Lourenço de-
dc.contributor.authorLima Júnior, Dirney Bessa de-
dc.date.accessioned2020-07-10T13:02:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:10Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12715-
dc.description.abstractNumerical models were developed aiming to assess the influence of Fretting Fatigue phenomenon over the prediction of fatigue life of petroleum wells drilling pipes. The objects of study are aluminum drill pipes linked by steel tool joints, which constitute the drilling string. Early failures observed on tool joints were studied under the lens of Fretting Fatigue. Parametric variations were performed in order to build a Fretting map, a graphical representation, which enables to visualize the occurrence of Fretting phenomenon in function of select variables and categorize zones considering the risk of manifestation of the phenomenon. The Fretting map was created by the extraction of different parameters from numerical models varying bending loads, tension loads and internal pressure loads. It was presented the correlation between experimental tests executed with fullscale samples and Fretting maps using different variables. At the end, the obtained results were compared and discussed, so that it was possible to determine freeFretting zones and the parameters that are more relevant for the Fretting map construction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFretting fatiguept_BR
dc.subjectTubos de perfuração de poços de petróleopt_BR
dc.titleEstudo da influência da fadiga por fretting na vida em fadiga de tubos de perfuração de poços de petróleopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7074625145558274pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6760781932592432pt_BR
dc.contributor.referee1Pasqualino, Ilson Paranhos Pasqualino.-
dc.contributor.referee2Gurova, Tetyana-
dc.description.resumoModelos numéricos foram elaborados com o intuito de avaliar a influência do fenômeno da fadiga por fretting sobre a predição de vida em fadiga de tubos de perfuração de poços de petróleo. Os objetos de estudo são tubos de perfuração de alumínio unidos por conectores de aço que compõem a coluna de perfuração. Falhas precoces observadas no elemento conector do conjunto tubo de alumínio e conector de aço foram estudadas sob a ótica da fadiga por fretting. Foram feitas variações paramétricas de forma a construir um mapa de fretting, uma representação visual em que é possível notar a ocorrência do fenômeno de fretting em função de variáveis selecionadas e categorizar zonas de operação considerando o risco de manifestação do fenômeno. O mapa de fretting foi criado a partir da extração de diferentes parâmetros de modelos numéricos que variaram cargas de momento, tração e pressão interna. Foi apresentada a correlação de Testes experimentais realizados com amostras em escala real com mapas de fretting utilizando diferentes variáveis. Ao final, os resultados obtidos foram comparados e discutidos, de forma que foi possível determinar zonas livres de fadiga por fretting e os parâmetros mais relevantes para a construção do mapa de fretting para a aplicação avaliada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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