Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.authorBrito, Amanda Ellen Silva de-
dc.date.accessioned2020-07-10T13:32:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:10Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.citationBRITO, Amanda Ellen Silva de. Professores formadores e suas concepções de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12716-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.titleProfessores formadores e suas concepções de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fernanda Lahtermaher-
dc.contributor.referee2Souza, Marta Lima de-
dc.description.resumoTrata-se de uma investigação sobre como professores formadores de professores que atuam na universidade e/ou na escola básica compreendem o processo de alfabetização, leitura e escrita, com o objetivo de analisar as concepções de alfabetização que permeiam a formação docente no contexto do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Adota como principal fundamentação teórica os trabalhos de Soares (1985; 2004) e de Goulart (2014). A definição metodológica foi elaborada de acordo com Lüdke e André (1986), adotando-se como estratégia a entrevista, tendo em vista o interesse na captação das ideias dos sujeitos. Foram entrevistados seis professores formadores, sendo quatro da universidade e dois da escola básica. Com base na análise das entrevistas, identificou-se as concepções dos professores formadores e essas foram apresentadas por meio de suas próprias falas com o apoio de trechos das transcrições realizadas direcionando como conclusão que a formação de professores do curso de pedagogia da UFRJ manifesta, principalmente, uma concepção discursiva de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABrito.pdf269.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.