Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12716
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz, Giseli Barreto da | - |
dc.contributor.author | Brito, Amanda Ellen Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-10T13:32:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-04 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Amanda Ellen Silva de. Professores formadores e suas concepções de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12716 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Atuação docente | pt_BR |
dc.title | Professores formadores e suas concepções de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Fernanda Lahtermaher | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.description.resumo | Trata-se de uma investigação sobre como professores formadores de professores que atuam na universidade e/ou na escola básica compreendem o processo de alfabetização, leitura e escrita, com o objetivo de analisar as concepções de alfabetização que permeiam a formação docente no contexto do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Adota como principal fundamentação teórica os trabalhos de Soares (1985; 2004) e de Goulart (2014). A definição metodológica foi elaborada de acordo com Lüdke e André (1986), adotando-se como estratégia a entrevista, tendo em vista o interesse na captação das ideias dos sujeitos. Foram entrevistados seis professores formadores, sendo quatro da universidade e dois da escola básica. Com base na análise das entrevistas, identificou-se as concepções dos professores formadores e essas foram apresentadas por meio de suas próprias falas com o apoio de trechos das transcrições realizadas direcionando como conclusão que a formação de professores do curso de pedagogia da UFRJ manifesta, principalmente, uma concepção discursiva de alfabetização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ABrito.pdf | 269.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.