Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12717
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kelman, Celeste Azulay | - |
dc.contributor.author | Gorne, Carolina Soares | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-10T13:45:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | GORNE, Carolina Soares. Formação de professores para a inclusão do público-alvo da educação especial: práticas e desafios contemporâneos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12717 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Sala de recursos multifuncionais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | Formação de professores para a inclusão do público-alvo da educação especial: práticas e desafios contemporâneos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Mônica Pereira dos | - |
dc.contributor.referee2 | Venturini, Angela Maria | - |
dc.description.resumo | A pesquisa desta monografia tem como base o trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisadores no âmbito do Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro - OEERJ (2011-2017), que focalizava a produção de estudos sobre políticas e práticas inclusivas. Ao longo de 2015 foi realizado um projeto de extensão e pesquisa sobre formação continuada com professores de cinco municípios do estado do Rio de Janeiro, a saber, Nova Iguaçu, Mesquita, Rio de Janeiro, Itaguaí e Queimados. O objetivo desse projeto foi perceber as possíveis interações entre o professor da classe regular e o da sala de recursos multifuncionais, como estratégia principal da política pública de inclusão em educação, abordando temas que são trabalhados no processo de formação continuada. Essa pesquisa envolve um recorte que se volta para a atuação dos professores da sala regular e os professores da sala de recursos multifuncionais do município do Rio de Janeiro. O trabalho almeja descrever quais foram as demandas levantadas pelos professores, como elas foram trabalhadas nos encontros de formação e quais os recursos possíveis para fazer os professores regentes da sala de ensino regular e os professores de atendimento educacional especializado realizarem trabalhos em parceria que envolvesse tecnologia, modos de avaliação, planejamento e maior participação dos alunos que constituem o público-alvo da educação especial nas classes regulares, a partir de estratégias para aproximar e facilitar o trabalho de ambos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CGorne.pdf | 256.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.