Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12764
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorSardinha, Bianca Andrade Lima-
dc.date.accessioned2020-07-15T19:38:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:10Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.citationSARDINHA, Bianca Andrade Lima. Por uma pedagogia dos afetos: reflexões sobre uma experiência de estágio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12764-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titlePor uma pedagogia dos afetos: reflexões sobre uma experiência de estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Vilela, Rafaela-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como ponto de partida experiências vivenciadas em uma turma do grupo 4 da educação infantil de uma escola da zona sul do Rio de Janeiro no período de estágio supervisionado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Baseada no que vivenciei, especialmente, pela análise de minha proposta de regência no estágio, teço reflexões sobre a importância da qualidade das relações na educação infantil, repensando as práticas já vivenciadas e o lugar do afeto. Para tanto, me utilizo de registros construídos no estágio, como fotografias e relatório, bem como realizo pesquisa bibliográfica em livros e nas DCNs/2009. A reflexão construída a partir dos estudos e do olhar sobre a prática no estágio, indicam que construir uma pedagogia pautada no afeto e nas relações significa planejar tempos e espaços que se abrem para o corpo, para a brincadeira, que provoquem o pensar infantil, a autonomia e troca, a alteridade e liberdade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSardinha.pdf346.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.