Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12765
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arosa, Armando de Castro Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Moura, Elisabete Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-15T19:59:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Elisabete Gomes de. A produção acadêmica sobre educação infantil na Revista Brasileira de Educação 1997-2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12765 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Produção de conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | A produção acadêmica sobre educação infantil na Revista Brasileira de Educação 1997-2017 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, como parte da pesquisa políticas públicas, produção de conhecimento e discurso jornalístico em educação, coordenada pelo professor Armando Arosa, busca compreender os principais traços da produção acadêmica sobre educação infantil, publicada na Revista Brasileira de Educação, da ANPEd, no período entre 1997 e 2017. O critério para o recorte temporal baseia-se no marco principal de inclusão da educação infantil nas políticas de estado para esta etapa da escolarização que passa a pertencer à educação básica (a Lei nº 9.394 de 1996). Para se buscar o objetivo principal do estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória, realizando-se um primeiro levantamento dos trabalhos publicados no período, tornando possível acessar as 67 edições da revista. Nesse período, foram publicados 666 trabalhos, sendo 31 artigos sobre o tema, o que representa 4,65% do total de publicações. Nesse grupo de artigos foi possível, preliminarmente, encontrar 7 artigos que abordam aspectos pedagógicos, 6 que tratam de traços Sociológicos a respeito do tema, 4 que abordam o tema historicamente, 3 que abordam o trabalho docente, 2 que discutem a formação docente, 1 que debate os aspectos da gestão, 6 artigos que abordam as políticas públicas para o tema e 2 que tratam da pesquisa educacional. Como primeiro traço que se pode apontar temos a dispersão teórica e disciplinar, o que pode apontar para a saudável diversidade ao mesmo tempo em que pode revelar a falta de acúmulo de conhecimentos numa mesma área. O estudo foi desenvolvido através de revisão da literatura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EMoura.pdf | 415.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.