Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Guilherme Gonzalez de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-15T20:10:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Guilherme Gonzalez de. Relações étnico-raciais na EJA: as implicações da desigualdade racial na educação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12766 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Estudantes negros | pt_BR |
dc.subject | Discriminação na educação | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade racial | pt_BR |
dc.title | Relações étnico-raciais na EJA: as implicações da desigualdade racial na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Amílcar | - |
dc.contributor.referee2 | Serra, Enio | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre o possível majoritário percentual de pessoas negras na educação de jovens e adultos (EJA) e as assimetrias inerentes as relações étnico-raciais no Brasil. As questões que nos orientaram nessa pesquisa foram: De que maneira, historicamente, a “abolição da escravatura” no Brasil pode ter representado um marco para as desigualdades raciais? Quais foram às especificidades da educação voltada para a população negra durante o século XIX? A EJA sendo majoritariamente negra, quais seriam os motivos para tal constituição étnico-racial? O referencial teórico apoiou-se nas contribuições de Gomes (2018), Schwarcz e Starling (2015), Fonseca (2016), Almeida (2018) e Arroyo (2015), entre outros (as). No capítulo destinado à análise de dados, utilizaram-se os dados do IBGE (2013a, 2013b, 2018, 2019a e 2019b) A partir disso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e concebida de forma exploratória (GIL 2002.), que possibilitou maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo explícito e a construir hipóteses. No tocante ao procedimento metodológico, utilizaram-se fontes da literatura técnica dos estudos das relações étnico-raciais e da EJA no Brasil, como livros e artigos. Como resultado, obteve-se que, de fato a população negra é majoritária na EJA. Contudo, percebeu-se que, por mais dificuldades que a população negra tenha enfrentado para ter acesso a iniciativas educacionais, parte da desigualdade racial nos dados atinentes à população negra também são fruto de ações contemporâneas. Viu-se a importante influência do racismo estrutural nas desigualdades raciais na educação, ou seja, reconheceram-se as dificuldades do passado escravista, mas também os atuais mecanismos sofisticados desenvolvidos pelo racismo estrutural. Observou-se também a importância de uma historiografia que trate o negro como sujeito, ao invés das perspectivas objetificadas que prevaleciam na historiografia brasileira em grande parte do século XX. Por fim, viu-se que o fato da EJA ser marcadamente uma modalidade de ensino majoritariamente negra, lhe dá contornos de suma importância na luta antirracista, pois a educação é um dos elementos essenciais na luta contra a desigualdade racial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GOliveira.pdf | 690.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.