Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12771
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dc.contributor.advisorEsperança, Paulo de Tarso Themistocles-
dc.contributor.authorCúnico, Moisés Negri-
dc.date.accessioned2020-07-16T18:06:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:10Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12771-
dc.description.abstractThe decommissioning of oil platforms is a growing market that already accounts for a large share of the costs involved in the offshore industry, with the optimization of lifting operations being one of the ways to reduce such costs. This work presents a methodology for calculating the dynamic amplification during a non-submerged lifting operation (focusing on fixed platforms decks) for a crane barge. It is proposed a mathematical model based on Potential Theory, together with an experimentally adjusted value for the non-linear damping in Roll motion. The value of the calculated amplification is then compared with the value measured in a real lifting operation of a fixed platform deck, and later with the value recommended by the design standards. The results indicate the possibility of reducing the normative factor for operations of this nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIçamentos Off-shorept_BR
dc.subjectDescomissionamento de plataformas fixaspt_BR
dc.titleCálculo e análise do fator de amplificação dinâmica em içamentos off-shore não submersos utilizando balsas guindaste, com foco em descomissionamento de plataformas de petróleopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5803448714578356pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4833545198739588pt_BR
dc.contributor.referee1Sphaier, Sergio Hamilton-
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcos Donato Auler da Silva-
dc.description.resumoO descomissionamento de plataformas de petróleo é um mercado crescente que já representa uma grande fatia dos custos envolvidos na indústria off-shore, sendo a otimização das operações de içamento de tais estruturas uma das maneiras de reduzir tais custos. Este trabalho apresenta uma metodologia para o cálculo da amplificação dinâmica durante uma operação de içamento com carga não submersa (com foco em convéses de plataformas fixas) para uma barcaça guindaste. É proposto um modelo matemático baseado na Teoria Potencial, juntamente com um valor ajustado experimentalmente para o amortecimento não linear no movimento de Roll. O valor da amplificação calculado é então comparado com o valor medido em uma operação real de içamento de um convés de uma plataforma fixa, e posteriormente com o valor recomendado pelas normas de projeto. Os resultados encontrados indicam a possibilidade da redução do fator normativo para operações de tal natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Oceânica

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