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http://hdl.handle.net/11422/12771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Esperança, Paulo de Tarso Themistocles | - |
dc.contributor.author | Cúnico, Moisés Negri | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-16T18:06:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12771 | - |
dc.description.abstract | The decommissioning of oil platforms is a growing market that already accounts for a large share of the costs involved in the offshore industry, with the optimization of lifting operations being one of the ways to reduce such costs. This work presents a methodology for calculating the dynamic amplification during a non-submerged lifting operation (focusing on fixed platforms decks) for a crane barge. It is proposed a mathematical model based on Potential Theory, together with an experimentally adjusted value for the non-linear damping in Roll motion. The value of the calculated amplification is then compared with the value measured in a real lifting operation of a fixed platform deck, and later with the value recommended by the design standards. The results indicate the possibility of reducing the normative factor for operations of this nature. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Içamentos Off-shore | pt_BR |
dc.subject | Descomissionamento de plataformas fixas | pt_BR |
dc.title | Cálculo e análise do fator de amplificação dinâmica em içamentos off-shore não submersos utilizando balsas guindaste, com foco em descomissionamento de plataformas de petróleo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5803448714578356 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4833545198739588 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sphaier, Sergio Hamilton | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Marcos Donato Auler da Silva | - |
dc.description.resumo | O descomissionamento de plataformas de petróleo é um mercado crescente que já representa uma grande fatia dos custos envolvidos na indústria off-shore, sendo a otimização das operações de içamento de tais estruturas uma das maneiras de reduzir tais custos. Este trabalho apresenta uma metodologia para o cálculo da amplificação dinâmica durante uma operação de içamento com carga não submersa (com foco em convéses de plataformas fixas) para uma barcaça guindaste. É proposto um modelo matemático baseado na Teoria Potencial, juntamente com um valor ajustado experimentalmente para o amortecimento não linear no movimento de Roll. O valor da amplificação calculado é então comparado com o valor medido em uma operação real de içamento de um convés de uma plataforma fixa, e posteriormente com o valor recomendado pelas normas de projeto. Os resultados encontrados indicam a possibilidade da redução do fator normativo para operações de tal natureza. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Oceânica |
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