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http://hdl.handle.net/11422/12791
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Instagram como ferramenta de influência de consumidores: caso do marketing de marcas de games |
Autor(es)/Inventor(es): | Gutiérrez, Victor Macedo |
Orientador: | Carneiro, Mario Rubens de Oliveira |
Resumo: | O trabalho se trata de uma pesquisa sobre como a presença online na rede social Instagram das marcas de games PlayStation, Xbox e Nintendo se reflete na influência sobre a percepção de marca que consumidores têm sobre elas. Para isso, é feito inicialmente um panorama do mercado de games global e brasileiro, uma análise de cada uma das empresas estudadas, suas trajetórias e sua importância para o mercado de jogos eletrônicos. Além disso, é feita uma contextualização do Instagram e de sua utilização pelo segmento de mercado estudado, e uma exploração do conceito de “percepção de marca”. A etapa prática consiste em uma análise qualitativa de todos os posts feitos durante o mês de setembro de 2019 nos perfis do Instagram da Nintendo, Xbox (nacional e internacional) e PlayStation (nacional e internacional), com o objetivo de elaborar construtos sobre as características de cada uma delas, que são testados com um questionário online composto de perguntas abertas e fechadas. A análise dos resultados obtidos demonstra que todos os construtos são validados na amostra do questionário online. |
Palavras-chave: | Jogos eletrônicos Marketing Redes sociais Consumidores Electronic games Social networking Consumers |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
Unidade produtora: | Escola de Comunicação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | GUTIÉRREZ, Victor Macedo. Instagram como ferramenta de influência de consumidores: caso do marketing de marcas de games. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Comunicação - Publicidade |
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