Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12888
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dc.contributor.advisorAmaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.authorNascimento, Débora Silva Quirino do-
dc.date.accessioned2020-08-11T13:18:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:50Z-
dc.date.issued2020-06-18-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Débora Silva Quirino do. Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12888-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração da educaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectLegislação escolarpt_BR
dc.titlePlano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Fernández, Silvina Julia-
dc.contributor.referee2Castro, Marcela Moraes de-
dc.description.resumoCom a promulgação da Constituição Federal de 1988, a gestão democrática é incluída na lei como princípio do ensino público no país. Mediante a isso, observa-se uma discussão no campo educacional em busca de compreender o processo democrático no espaço escolar, ao passo em que o país se reestrutura como democracia. Sendo assim, através desse estudo, pretende-se analisar um instrumento da gestão escolar, o plano de gestão, e como esse dialoga com os pressupostos da gestão democrática. A partir de uma análise das normativas do processo de seleção de gestores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, buscamos analisar o planejamento educacional como meio e fim das práticas da gestão democrática. Esse estudo se apresenta como uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa. O aporte teórico dessa monografia se constitui de autores como Paro, Amaral, Bordignon, Fernández, dentre outros. Além disso, analisamos a Constituição Federal de 1988, a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Nacional de Educação de 2001 e de 2014; e normativas educacionais do município do Rio de Janeiro. Concluímos que as legislações acerca da gestão democrática contribuem para a construção de uma cultura democrática no espaço escolar, todavia essas não são garantidoras da encenação dessas políticas, visto que a discricionariedade dos atores ali envolvidos ressignificam o texto no contexto da prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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