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http://hdl.handle.net/11422/12888
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Amaral, Daniela Patti do | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Débora Silva Quirino do | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-11T13:18:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-18 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Débora Silva Quirino do. Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12888 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração da educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Legislação escolar | pt_BR |
dc.title | Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.referee2 | Castro, Marcela Moraes de | - |
dc.description.resumo | Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a gestão democrática é incluída na lei como princípio do ensino público no país. Mediante a isso, observa-se uma discussão no campo educacional em busca de compreender o processo democrático no espaço escolar, ao passo em que o país se reestrutura como democracia. Sendo assim, através desse estudo, pretende-se analisar um instrumento da gestão escolar, o plano de gestão, e como esse dialoga com os pressupostos da gestão democrática. A partir de uma análise das normativas do processo de seleção de gestores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, buscamos analisar o planejamento educacional como meio e fim das práticas da gestão democrática. Esse estudo se apresenta como uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa. O aporte teórico dessa monografia se constitui de autores como Paro, Amaral, Bordignon, Fernández, dentre outros. Além disso, analisamos a Constituição Federal de 1988, a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Nacional de Educação de 2001 e de 2014; e normativas educacionais do município do Rio de Janeiro. Concluímos que as legislações acerca da gestão democrática contribuem para a construção de uma cultura democrática no espaço escolar, todavia essas não são garantidoras da encenação dessas políticas, visto que a discricionariedade dos atores ali envolvidos ressignificam o texto no contexto da prática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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