Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12910
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerqueira, Vicente de Paulo Santos | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Iasmin da Silva Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-14T00:00:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-03 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Iasmin da Silva Lopes de. Kria - kit de representação para inclusão e aprendizagem em desenho geométrico. 2020. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12910 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.title | Kria - kit de representação para inclusão e aprendizagem em desenho geométrico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1228740413517061 | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, a ideia de sociedade inclusiva tem recebido contribuições de diversos meios e conhecimentos, das quais as atividades relacionadas ao sistema educacional como fundamentais para eliminar preconceitos e barreiras físicas que impedem o bem-estar da pessoa portadora de necessidades especiais. O objetivo deste projeto é desenvolver e adaptar um conjunto de instrumentos de desenho para o ensino de geometria à pessoa portadora de necessidades especiais – visuais, com o intuito de permitir a inclusão social e a compreensão sobre as relações geoposicionamento. Adotou-se como metodologia básica os preceitos do Design Universal, assim como aplicou-se o método desenvolvimento pelo Laboratório de Gestão Tecnológica em Design – LabTec-Design, a partir de um grupo de referência para inicio das atividades projetivas que se expande para outros segmentos sociais. Como resultado deste projeto, é proposto um conjunto de instrumentos adaptados para uso da pessoa com deficiência visual, constituído de par de esquadros, transferidor e compasso, associado ao desenvolvimento de marcadores e de uma prancheta-malote destinada à representação tridimensional de elementos geométricos. Esse conjunto instrumento foi denominado de “KRIA- Kit para Inclusão, Representação e Aprendizagem em Desenho Geométrico” e espera-se que seu uso possibilite a educação infanto-juvenil integrada entre portadores de deficiência visual e dos demais estudantes, já que os instrumentos atendem a vários grupos sociais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenho Industrial - Projeto do Produto |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ISLAzevedo.pdf | 6.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.