Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12910
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerqueira, Vicente de Paulo Santos-
dc.contributor.authorAzevedo, Iasmin da Silva Lopes de-
dc.date.accessioned2020-08-14T00:00:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2020-03-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Iasmin da Silva Lopes de. Kria - kit de representação para inclusão e aprendizagem em desenho geométrico. 2020. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12910-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleKria - kit de representação para inclusão e aprendizagem em desenho geométricopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1228740413517061pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a ideia de sociedade inclusiva tem recebido contribuições de diversos meios e conhecimentos, das quais as atividades relacionadas ao sistema educacional como fundamentais para eliminar preconceitos e barreiras físicas que impedem o bem-estar da pessoa portadora de necessidades especiais. O objetivo deste projeto é desenvolver e adaptar um conjunto de instrumentos de desenho para o ensino de geometria à pessoa portadora de necessidades especiais – visuais, com o intuito de permitir a inclusão social e a compreensão sobre as relações geoposicionamento. Adotou-se como metodologia básica os preceitos do Design Universal, assim como aplicou-se o método desenvolvimento pelo Laboratório de Gestão Tecnológica em Design – LabTec-Design, a partir de um grupo de referência para inicio das atividades projetivas que se expande para outros segmentos sociais. Como resultado deste projeto, é proposto um conjunto de instrumentos adaptados para uso da pessoa com deficiência visual, constituído de par de esquadros, transferidor e compasso, associado ao desenvolvimento de marcadores e de uma prancheta-malote destinada à representação tridimensional de elementos geométricos. Esse conjunto instrumento foi denominado de “KRIA- Kit para Inclusão, Representação e Aprendizagem em Desenho Geométrico” e espera-se que seu uso possibilite a educação infanto-juvenil integrada entre portadores de deficiência visual e dos demais estudantes, já que os instrumentos atendem a vários grupos sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISLAzevedo.pdf6.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.