Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorCajazeira, Viviane Pereira-
dc.date.accessioned2020-08-14T01:04:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationCAJAZEIRAS, Viviane Pereira. Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas. 2016.40 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12915-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titlePlanejamento na educação infantil: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata de investigar o processo de planejamento de 2 professores da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com crianças de 0 a 5 anos. Considerando que o planejamento nos remete a uma docência reflexiva, o objetivo principal deste estudo é examinar os desafios e perspectivas docentes que podem surgir durante o planejamento, considerando a realidade e contribuições de professores que trabalham ou trabalharam com crianças de 0 a 5 na EEI-UFRJ. Os fundamentos desta discussão, são inspirados em alguns estudos teóricos, como: Barbosa (2006), Corsino (2012), Ostetto (2000), entre outros que abordam temas pertinentes ao planejamento. Neste trabalho busca-se compreender como é organizado, discutido e refletido o planejamento nas propostas e experiências na Educação Infantil, dando ênfase à EEI-UFRJ. Por fim, concluímos que mesmo diante de diversos desafios no trabalho docente, entendemos o planejamento como uma ferramenta em potencial, significativa e ampliadora do que trazem as crianças; assim como uma ferramenta de expansão do repertório cultural das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VCajazeira.pdf208.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.