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http://hdl.handle.net/11422/12919
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Leonor Werneck dos | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Isabelle Lins Taranto | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-14T01:30:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:29Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12919 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística descritiva | pt_BR |
dc.subject | Referenciação | pt_BR |
dc.subject | Figuras de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.title | Apenas um saxofone em um jardim selvagem: referenciação em contos de Lygia Fagundes Telles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3802276062054027 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa à análise de anáforas diretas (AD) em contos de Lygia Fagundes Telles, observando como são fundamentais na construção e estruturação dos contos analisados. Por meio dos estudos das AD, pretendemos demonstrar como esse processo referencial contribui para a construção, caracterização e diferenciação dos objetos de discurso, assim como para o efeito de suspense. Para isso, adotamos a perspectiva sociocognitiva-interacionista da Linguística de Texto (LT) com base em Koch (2002), Koch e Elias (2018 [2006]), Marcuschi (2008), Cavalcante e Santos (2012) e Cavalcante (2016), que defendem o texto como um evento, uma entidade comunicativa cujo sentido está em constante construção. No texto, os sujeitos sociais interagem dialogicamente, mobilizando conhecimentos linguísticos e extralinguísticos a fim de construir os sentidos. Nosso objeto de estudo é o gênero conto, definido a partir dos conceitos teóricos de Poe (2011 [1846]), Moisés (1982) e Gotlib (1985). Os contos analisados foram “Apenas um Saxofone” (AS) e “O Jardim Selvagem” (JS), destacando os objetos de discurso referentes aos personagens “moço do saxofone” e Renê” (AS) e “Daniela” (JS), observando como são construídos e diferenciados por meio das cadeias referenciais e das pistas textuais. Além da construção dos referentes, observamos, também, como as AD colaboraram para o suspense e a brevidade características nos contos de Lygia Fagundes Telles. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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