Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12921
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dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorPereira, Mariane da Costa-
dc.date.accessioned2020-08-14T01:37:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2017-06-10-
dc.identifier.citationPereira, Mariane da Costa. Todas as crianças são capazes de aprender. Por que algumas não aprendem? 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12921-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleTodas as crianças são capazes de aprender: por que algumas não aprendem?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1676165553343258pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.contributor.referee2Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.description.resumoA presente monografia possui como objetivo central discutir sobre o tripé acesso, quantidade e qualidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, também denominados como 1o ciclo de alfabetização, que inclui o 1o, o 2o e o 3o ano de escolaridade. Todo o trabalho gira em torno da análise dos resultados em língua portuguesa da Avaliação Nacional de Alfabetização do ano de 2014, que pode ser denominada, em breves palavras, como uma avaliação que “mede” o desempenho de alunos matriculados no 3o ano do Ensino Fundamental, na rede pública, no que concerne a matemática, leitura e escrita. Inicialmente, abordo a concepção de que todo o indivíduo é um ser cognoscente, ao passo que aprende desde seu nascimento e o faz por toda a vida. Paralelamente, realizo uma trajetória do reconhecimento da educação como direito de todos e dever do Estado. Nos capítulos finais, a partir de dados quantitativos, extraídos de gráficos do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), problematizo o acesso das camadas populares à escola e proponho os ciclos de aprendizagem como uma forma de garantir o ingresso das crianças à escola pública aliado à aprendizagem com qualidade. Teixeira, Libâneo, Krug, Esteban, Perrenoud e Nóvoa foram os principais referenciais teóricos utilizados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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