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dc.contributor.advisorFreire Filho, João-
dc.contributor.authorSaviolo, Fernanda de Souza-
dc.date.accessioned2017-01-23T14:36:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:30Z-
dc.date.issued2004-11-26-
dc.identifier.citationSAVIOLO, Fernanda de Souza. A cultura de consumo e os movimentos anticorporação: uma análise do documentário Surplus. 2004. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1295-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleA cultura de consumo e os movimentos anticorporação: uma análise do documentário Surpluspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247pt_BR
dc.contributor.referee1Fragozo, Fernando Antonio Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908pt_BR
dc.contributor.referee2Herschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.description.resumoDesde a década de oitenta, o consumo ganha importância crescente como objeto de estudo acadêmico. Multiplicam-se os autores e as teorias que abordam o tema, e a sociedade passa ser definida a partir de seu consumo. Ao mesmo tempo, verifica-se um aumento dos movimentos que questionam a cultura do consumo e identificam as grandes corporações como as verdadeiras responsáveis pela intensificação desse ethos de consumo. O presente trabalho tem como objetivo verificar, através da análise do documentário sueco Surplus, qual é o verdadeiro papel que tais movimentos possuem na sociedade. Para isso, foi necessário traçar um breve panorama de como se organizam as teorias que abordam o tema do consumo, bem como fazer um pequeno levantamento sobre alguns dos principais movimentos anticorporação. Percebeu-se que essas iniciativas são limitadas como forma de oposição à sociedade de consumo, pois seu discurso é inerente a essa cultura. Seu mérito é conseguir negociar, em alguma medida, alterações conjunturais na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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