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http://hdl.handle.net/11422/12989
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Leonardo Ventapane Pinto de | - |
dc.contributor.author | Martins, Gabriella da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-29T12:52:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:15Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Gabriela da Rocha. Ella translúcida nuanças da mulher genuína. 2019. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12989 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulher genuína | pt_BR |
dc.subject | Papel vegetal | pt_BR |
dc.title | Ella translúcida nuanças da mulher genuína | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0827350435057957 | pt_BR |
dc.description.resumo | Meu trabalho é sobre a mulher genuína, aquela que nem sempre sabemos enxergar ou manifestar. Diferente da musa posada, nua, objetificada, usada pela história da arte; falo daquela que se manifesta quando ninguém está olhando, no mundo real, seus pensamentos e ações. Aquela que faz careta, que brinca, que se estressa, que ama, que é sincera em seu olhar. Aquela que é única e que com suas individuais características, compoem o todo do que é verdadeiramente ser mulher. Trabalho com a translucidez do papel vegetal, com traços sinuosos e simplicados em forma e cor. Disponho desenhos sequenciais em sobreposições, pois em um único instante somos muitas revelações. Transponho a barreira do dito “lúcido”, “são”, ou “correto” impostos pela sociedade. Tudo o que existe é verdadeiro e merece atenção - pesquiso essas aparições pouco contempladas. Dr. Daisaku Ikeda, meu mestre da vida, pacifista, líder budista, poeta laureado, que prega a dignidade da vida, da forma em que se apresenta, sobre todas as coisas, predisse que “o século XXI é o século das mulheres”. Ele traz a influência da filosofia budista que permeia todo o estudo. Simone de Beauvoir, escritora e renomada influência do feminismo, junto a analista junguiana e contadora de histórias, Clarissa Pinkola Estés, representam em sua literatura o pensamento sobre a mulher que resgatou em mim o prazer de existir, de me expressar, e de empoderar outras mulheres para o mesmo caminho. Os artistas Mira Schendell e Willian Kentridge, trazem questionamento e encorajamento a produção em transparência, a sobreposição, a imagem sequencial, o experimentalismo e o valor do processo em meio a tantas possibilidades. Este é um exercício à valorização das pequenas nuanças de diversas mulheres e toda a beleza que ali se pode encontrar. Se a mente cria o mundo objetivo, como elucida o budismo e a pscicologia moderna, aqui, procuramos a criatura que o elabora, o transforma e o vive. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
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