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dc.contributor.advisorXexéo, Geraldo Bonorino-
dc.contributor.authorSilva, Marcelo Arêas Rodrigues da.-
dc.date.accessioned2020-08-31T13:07:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:15Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13001-
dc.description.abstractThe video game industry has shown great growth and the numbers show that it continues to expand. Simultaneously, the popularization of smartphones contributes to the growing inclusion of games in daily life. The process of building a game consists of a series of steps, the design being one of the initial stages. The game designer has the challenge of carrying the idea of his mind to the game in a satisfactory way. However, there are not many specialized tools to support this work. This thesis proposes an environment to support the design of games with progression structure, through a simulation tool. The proposal describes the interaction of the game designer with the simulator so that it can assist in the process of creating, testing and refining game elements before proceeding to the programming stage. To fulfill this purpose Pegasus progression game simulator was built, based on patterns for software development and patterns for game design. This thesis presents its architecture, operation and the experience using the tool to support the design of some games of different types. Finally, the conclusions and possibilities of tool expansion are exposed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign de jogos -- simulaçãopt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.titlePegasus : uma ferramenta de simulação para apoio ao design de jogos de progressãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4783565791787812pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jano Moreira de-
dc.contributor.referee2Araujo, Renata Mendes de-
dc.contributor.referee3Vivacqua., Adriana Santarosa-
dc.contributor.referee4Mello, Carlos Eduardo Ribeiro de-
dc.description.resumoA indústria de jogos tem apresentado grande crescimento e os números demonstram que ela continua a se expandir. Simultaneamente, a popularização dos smartphones contribui com a crescente inclusão de jogos no cotidiano. O processo de construção de um jogo é composto de uma série de etapas, sendo o design uma das etapas iniciais. O designer de jogo tem como desafio transportar a ideia de sua mente para o jogo de maneira satisfatória. Entretanto, não existem muitas ferramentas especializadas que auxiliem esse trabalho. Nessa tese é proposto um ambiente para apoiar o design de jogos com estrutura de progressão, por meio de uma ferramenta de simulação. A proposta descreve a interação do designer de jogo com o simulador para que este possa auxiliar no processo de criação, teste e aperfeiçoamento dos elementos de jogo antes de prosseguir para a etapa de programação. Para cumprir esse propósito foi construído o simulador de jogos de progressão Pegasus, baseado em padrões de desenvolvimento de software e padrões para design de jogos. São apresentados sua arquitetura, funcionamento e a experiência de utilização para apoiar o design de alguns tipos de jogos. Por fim, são expostas as conclusões e possibilidades de expansão da ferramenta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Sistemas e Computação

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