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dc.contributor.advisorMichel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.authorFantinatti, Stephanie Cardoso Graña-
dc.date.accessioned2020-08-31T13:57:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:15Z-
dc.date.issued2019-08-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13003-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMoléculaspt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleRepresentação em relevo de moléculas orgânicas por impressão 3Dpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4304081785985202pt_BR
dc.contributor.referee1Barros Neto, José Celestino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333994385617211pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Sabrina Baprtista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1824470158154822pt_BR
dc.description.resumoAo analisar a Educação Brasileira nos dias de hoje, vê-se que dentre tantos problemas a Educação Especial vem ganhando relevância no âmbito social. A dificuldade de trabalhar a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas regulares fez vir à tona a falta de preparo da comunidade diante deste assunto. A visão é um dos sistemas sensoriais responsáveis pela troca de informações entre o indivíduo e o mundo que o cerca. Na falta dela, um aluno deficiente visual precisa de um professor capaz de reinventar a sua prática pedagógica e recursos didáticos que o auxiliem no processo de aprendizagem. Vale ressaltar que o material auxiliar mais disseminado nas escolas são os livros didáticos. O foco no uso destes torna inacessível certos conceitos e percepções que são obtidas a partir da visão. Assim, para auxiliar tanto os alunos normovisuais quanto os deficientes visuais, surgem tecnologias assistivas que fortificam o processo de aprendizagem de tais tópicos. O processo metodológico se baseia numa pesquisa-ação, onde se identifica um problema e se propõe uma solução. Neste trabalho, o foco é a produção de um recurso que trabalhe dentro da Química Orgânica o tópico de Funções Orgânicas capaz de descrever bidimensionalmente, através de impressão 3D, estruturas moleculares e suas respectivas nomenclaturas em caracteres latinos e em braile. Durante o processo de confecção do material houve o uso de softwares de livre acesso para que a metodologia fosse de fácil acesso e reprodutível. Para fornecer um suporte aos professores em suas aulas de Química Orgânica, foram produzidas placas bidimensionais com intuito de auxiliar a compreensão das estruturas orgânicas presentes nos livros didáticos. Outra etapa do trabalho correspondeu à avaliação do produto, com o auxílio de duas revisoras do Instituto Benjamin Constant. Como apontamento, foram definidos os desenhos das moléculas compatíveis com o formato usado por professores e livros didáticos de acordo com os pontos positivos e negativo do diagnóstico feito nas placas. Assim foi possível o desenvolvimento de uma metodologia acessível e de fácil reprodução que pode ser adaptada em diversas situações pedagógicas de acordo com as necessidades do educador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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