Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13003
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.author | Fantinatti, Stephanie Cardoso Graña | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-31T13:57:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13003 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Moléculas | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Computação gráfica | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Representação em relevo de moléculas orgânicas por impressão 3D | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4304081785985202 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros Neto, José Celestino de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3333994385617211 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Sabrina Baprtista | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1824470158154822 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao analisar a Educação Brasileira nos dias de hoje, vê-se que dentre tantos problemas a Educação Especial vem ganhando relevância no âmbito social. A dificuldade de trabalhar a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas regulares fez vir à tona a falta de preparo da comunidade diante deste assunto. A visão é um dos sistemas sensoriais responsáveis pela troca de informações entre o indivíduo e o mundo que o cerca. Na falta dela, um aluno deficiente visual precisa de um professor capaz de reinventar a sua prática pedagógica e recursos didáticos que o auxiliem no processo de aprendizagem. Vale ressaltar que o material auxiliar mais disseminado nas escolas são os livros didáticos. O foco no uso destes torna inacessível certos conceitos e percepções que são obtidas a partir da visão. Assim, para auxiliar tanto os alunos normovisuais quanto os deficientes visuais, surgem tecnologias assistivas que fortificam o processo de aprendizagem de tais tópicos. O processo metodológico se baseia numa pesquisa-ação, onde se identifica um problema e se propõe uma solução. Neste trabalho, o foco é a produção de um recurso que trabalhe dentro da Química Orgânica o tópico de Funções Orgânicas capaz de descrever bidimensionalmente, através de impressão 3D, estruturas moleculares e suas respectivas nomenclaturas em caracteres latinos e em braile. Durante o processo de confecção do material houve o uso de softwares de livre acesso para que a metodologia fosse de fácil acesso e reprodutível. Para fornecer um suporte aos professores em suas aulas de Química Orgânica, foram produzidas placas bidimensionais com intuito de auxiliar a compreensão das estruturas orgânicas presentes nos livros didáticos. Outra etapa do trabalho correspondeu à avaliação do produto, com o auxílio de duas revisoras do Instituto Benjamin Constant. Como apontamento, foram definidos os desenhos das moléculas compatíveis com o formato usado por professores e livros didáticos de acordo com os pontos positivos e negativo do diagnóstico feito nas placas. Assim foi possível o desenvolvimento de uma metodologia acessível e de fácil reprodução que pode ser adaptada em diversas situações pedagógicas de acordo com as necessidades do educador. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Stephanie Cardoso Graña Fantinatti.pdf | 768.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.