Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13005
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Poltrona viga: produzida a partir de perfis industriais
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Rafael dos Santos
Tutor: Lessa, Gerson de Azevedo
Resumen: Este projeto se define pela criação de mobiliário residencial voltado ao público selecionado que possui necessidades específicas para execução de suas tarefas. Atualmente, a grande preocupação das indústrias é trabalhar com materiais versáteis, que ofereçam condições de flexibilidade, leveza e durabilidade. A fábrica Cogumelo é uma empresa que executa serviços em materiais compósitos a partir de perfis em fibra de vidro. Devido a sua leveza e estética diferenciadas, esses perfis têm diversas aplicações em projetos de arquitetura, urbanismo e design. Além disso, a alta resistência mecânica viabiliza a aplicação em estruturas como escadas, gradis, guarda corpos customizados e pisos de plataformas petrolíferas. Resultantes do processo de pultrusão, os perfis podem variar de tamanho, espessura e formato, dependendo do molde e dos elementos de reforço a serem empregados. A partir desta análise, baseado no conhecimento dos processos de fabricação e do desperdício de materiais que é gerado pela fábrica, surge a necessidade de abrir possibilidades projetuais de mobiliário usando esses perfis como soluções inovadoras, que proporcione um bom desempenho funcional e ergonômico. A Poltrona Viga possui uma identidade própria com característica minimalista, o que resultará em um menor custo benefício com a produção do produto.
Materia: Perfil
Pultrusão
Mobiliário
Indústria
Materiais
Design
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PINTO, Rafael dos Santos. Poltrona viga: produzida a partir de perfis industriais. 2020. 137 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Desenho Industrial - Projeto do Produto

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSPinto.pdf7.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.