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dc.contributor.advisorNunes, Geraldo Luiz dos Reis-
dc.contributor.authorLuz, Gabriel Müller Sarcinelli-
dc.date.accessioned2020-09-10T22:21:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:16Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13022-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectSustentabilidade empresarialpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.titleSustentabilidade empresarial: responsabilidade social ou gestão estratégica?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5670552008031381pt_BR
dc.description.resumoA gestão das empresas vem revelando importantes avanços, deixando de lado a convencional busca do lucro e rentabilidade e focando nas riquezas dos acionistas. Criar riqueza ou gerar valor para o empresário, neste contexto, significa valorizar o preço de mercado da empresa de forma a remunerar os seus proprietários de capital com valores acima de suas expectativas de ganhos. Gerir uma empresa a partir deste enfoque, em cenário global turbulento, no qual as empresas se igualam em vários aspectos de produção (PORTER, 1999), exige a definição de políticas e adoção de estratégias que resultem em outros fatores, não somente vinculados aos produtos. Em meio a este sistema capitalista, empresas vêm buscando desenvolver novas propostas que contemplem aspectos ambientais e sociais, em paralelo com seus objetivos econômicos que regem a competitividade empresarial. E é neste ambiente competitivo que é admirável ressaltar a importância da qualidade de vida das comunidades e seus funcionários. Empresas engajadas nestes aspectos tendem a ter um rendimento satisfatório por parte de seus funcionários e conseqüentemente os seus lucros aumentam. De fato, a responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas, é na verdade uma visão estratégica e até mesmo de sobrevivência em seu ramo de atuação. Compreender essa mudança é ser estratégico e ao mesmo tempo, cooperar com as questões ambientais, com a intenção primordial de obter vantagens competitivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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