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dc.contributor.advisorCosta, Jose Albuquerque-
dc.contributor.authorCorrêa, Caio Augusto Alves-
dc.date.accessioned2020-09-21T02:05:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:17Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13058-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração esportivapt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.titleGestão empresarial no campo esportivo: o clube de futebol como empresapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO mercado esportivo é visto hoje com um dos mercados mais promissores dentro da economia mundial, pois tal segmento abrange qualquer tipo de negócio gerado por atividades ligadas ao desporto, como por exemplo patrocínios, licenciamentos em geral, comercialização de direitos de TV, realização de eventos e no caso mais específico do futebol, a comercialização dos passes de jogadores. Segundo dados do Banco Central do Brasil, os investimentos no esporte no Brasil já representam mais de 3% do PIB brasileiro. Número esse que deve aumentar com as receitas geradas pela Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas de 2016, ambas sediadas no Brasil. Tal fato sinaliza que ainda há muito espaço para crescimento deste segmento no país. Entretanto, as oportunidades que estão surgindo só poderão ser de fato aproveitadas se existirem profissionais qualificados e muito bem preparados, a medida que não se pode mais ignorar o fato que as atividades esportivas transcenderam seus objetivos meramente competitivos e passaram a ser vistas como atividades econômicas. O futebol, principal esporte do Brasil, movimenta hoje cerca de US$ 250 bilhões no mundo, sendo no Brasil cerca de US$ 2 bilhões, o que representa cerca de 0,01% do PIB nacional. Ligado ao fato de ser encarado com uma atividade econômica, fica notório a forte ligação do futebol com a atividade empresarial, estampada na figura dos clubes de futebol. Este estudo tem por objetivo compreender e interpretar as ações desenvolvidas no processo de profissionalização da gestão do futebol, de modo a colaborar para o entendimento e expansão das fronteiras da teoria nessa área do conhecimento. Trata-se, portanto, de situar as estratégias de transformação das estruturas amadoras e gestão dos clubes de futebol em empresas. Este é o fenômeno conhecido como Empresarização, termo utilizado por MELO NETO (1998) para indicar o nível em que o Clube está na sua transformação e funcionamento como empresa. A partir disto, o objetivo do estudo será mostrar as estratégias utilizadas na transição da transformação do clube de futebol em empresa, assim como a descrição das estratégias de negócios utilizadas por este na organização como tal. Estratégias estas que podem ser caracterizadas através da sinergia com parceiros, patrocinadores, criando vantagem competitiva, a diferenciação da forma de administrar os clubes, o poder de criação de valor para a marca do clube (estratégias de marketing) e a formação de jogadores nas categorias de base com objetivo de ganho em receita em futuras negociações, visto o baixo custo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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