Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13073
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dc.contributor.advisorEsperança, Claudio-
dc.contributor.authorCosta, Bernardo Fortunato-
dc.date.accessioned2020-09-22T01:04:56Z-
dc.date.available2020-09-23T03:00:07Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13073-
dc.description.abstractWhile motion capture (mocap) achieves realistic character animation at great cost, keyframing is capable of producing less realistic but more controllable animations. In this work we show how to combine the Spatial Keyframing (SK) Framework of IGARASHI et al. [1] and multidimensional projection techniques to reuse mocap data in several ways. Additionally, we show that multidimensional projection also can be used for visualization and motion analysis. We also propose a method for mocap compaction with the help of SK’s pose reconstruction (backprojection) algorithm. Finally, we present a novel multidimensional projection optimization technique that significantly enhances SK-based reconstruction and can also be applied to other contexts where a backprojection algorithm is available.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectQuadro-chavept_BR
dc.subjectMotion capturept_BR
dc.subjectProjeção multidimensionalpt_BR
dc.titleEnriquecendo animações em quadros-chaves espaciais com movimento capturadopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9237788190989316pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6716389701216894pt_BR
dc.contributor.referee1Nonato, Luiz Gustavo-
dc.contributor.referee2Celes Filho, Waldemar-
dc.contributor.referee3Cavalcanti, Paulo Roma-
dc.contributor.referee4Farias, Ricardo Cordeiro de-
dc.description.resumoMovimento capturado (mocap) produz animacões de personagens com grande realismo mas a um custo alto. A utilização de quadros-chave torna mais difícil um resultado com realismo mas torna mais fácil o controle da animacão. Neste trabalho, mostramos como combinar o uso de quadros-chaves espaciais – Spatial Keyframing (SK) Framework – de IGARASHI et al. [1] e técnicas de projeção multidimensional para reutilizar dados de movimento capturado de várias maneiras. Mostramos também como projeções multidimensionais podem ser utilizadas para visualização e análise de movimento. Propomos um método de compactação de dados de mocap utilizando a reconstrução de poses por meio do algoritmo de quadros-chaves espaciais. Também apresentamos uma técnica de otimização para as projeções multidimensionais que melhora a reconstrução do movimento e que pode ser aplicada em outros casos onde um algoritmo de retroprojecão esteja dadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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