Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13096
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Honorato, Gabriela de Souza | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Manuela Grill | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-27T22:58:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Manuela Grill. Expansão, diversificação e estratificação do ensino superior: uma análise dos cursos de Pedagogia no Brasil. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13096 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Discriminação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.title | Expansão, diversificação e estratificação do ensino superior: uma análise dos cursos de pedagogia no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo discutir as tendências de acesso ao ensino superior no mundo moderno, surgidas a partir do século XX, como a expansão e diversificação do sistema. Além disso, através de uma revisão bibliográfica e de uma análise quantitativa produzida com dados do ENADE 2014, pretende-se analisar o fenômeno da estratificação horizontal no ensino superior e, mais especificamente, dos cursos de pedagogia do Brasil. Procurei, ao longo dos quatro capítulos, promover uma reflexão sobre até que ponto esta modernização, fruto das novas tendências de acesso ao ensino superior, significaria uma maior democratização do sistema. O que a Sociologia da Educação e, principalmente, as pesquisas empíricas no campo dos estudos sobre educação superior no Brasil apontam é que, diferentes categorias sociais têm aproveitado e se beneficiado de forma desigual do acesso, da oferta, da permanência e da conclusão dos cursos superiores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MRodrigues.pdf | 423.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.