Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13096
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHonorato, Gabriela de Souza-
dc.contributor.authorRodrigues, Manuela Grill-
dc.date.accessioned2020-09-27T22:58:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:19Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Manuela Grill. Expansão, diversificação e estratificação do ensino superior: uma análise dos cursos de Pedagogia no Brasil. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13096-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDemocratização do ensinopt_BR
dc.titleExpansão, diversificação e estratificação do ensino superior: uma análise dos cursos de pedagogia no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo discutir as tendências de acesso ao ensino superior no mundo moderno, surgidas a partir do século XX, como a expansão e diversificação do sistema. Além disso, através de uma revisão bibliográfica e de uma análise quantitativa produzida com dados do ENADE 2014, pretende-se analisar o fenômeno da estratificação horizontal no ensino superior e, mais especificamente, dos cursos de pedagogia do Brasil. Procurei, ao longo dos quatro capítulos, promover uma reflexão sobre até que ponto esta modernização, fruto das novas tendências de acesso ao ensino superior, significaria uma maior democratização do sistema. O que a Sociologia da Educação e, principalmente, as pesquisas empíricas no campo dos estudos sobre educação superior no Brasil apontam é que, diferentes categorias sociais têm aproveitado e se beneficiado de forma desigual do acesso, da oferta, da permanência e da conclusão dos cursos superiores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRodrigues.pdf423.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.