Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13111
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.authorFreire, Jossana Bernardi Pimenta-
dc.date.accessioned2020-09-28T20:31:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:19Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13111-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.titleAnálise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de comprapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho a autora aborda a prática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o comportamento do consumidor universitário. Tema amplamente discutido no Brasil e no mundo, haja vista a tendência das organizações contemporâneas de mudança no foco de seus resultados, fazendo com que o bem estar de seus colaboradores e parceiros sobreponha-se à teoria da maximização dos lucros. Como introdução, apresenta as origens do processo da RSC e sua evolução, no cenário mundial e no Brasil. Nesse contexto, apresenta, também, detalhes quanto à metodologia empregada para realização das pesquisas contidas neste estudo. Em seguida, expõe os aspectos históricos e as considerações, de caráter geral, sobre a gênese da RSC, discorrendo sobre o pensamento de diferentes autores, notadamente reconhecidos como expertos do assunto, bem como sobre experiências de aplicação da RSC no Brasil. Prossegue, listando o papel das empresas quanto à prática da RSC, com foco nas instituições financeiras nacionais. Em seguida, aborda o comportamento de compra do consumidor e a influência da RSC sobre ele e, além disso, aborda aspectos referentes ao valor percebido. Mais adiante, discorre sobre pesquisa de campo realizada, com o intuito de descobrir o quanto o consumidor universitário entende sobre a RSC e de identificar se o assunto influência a sua decisão de compra. Em conclusão, a autora, destaca que as práticas de RSC ainda não interferem, significativamente, na decisão de compra do universo pesquisado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jossana_final.pdf231.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.